Início > Educação > São Gonçalo destaca atuação do orientador educacional

São Gonçalo destaca atuação do orientador educacional

Publicado em:  15/12/2023

Profissionais da Secretaria de Educação recebem homenagem

Com o objetivo de trocar experiências e celebrar o Dia do Orientador Educacional, comemorado no dia 4 de dezembro, a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo preparou, nesta quinta-feira (14), uma homenagem aos orientadores da rede. O evento também comemorou a participação e exposição de trabalhos dos profissionais do município no “I Seminário Estadual de Gestão Educacional: Lugares da Orientação Educacional na Escola Transformadora”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que aconteceu no início do mês.

O orientador educacional tem o papel de fornecer toda a assistência para que o aluno possa ter pleno desenvolvimento. É um elo entre a família, a comunidade e o ambiente escolar. Pautado no Estatuto da Criança e do Adolescente, ele tem papel importante para garantir os direitos dos estudantes.

“A comemoração é um marco na história da Orientação Educacional, no sentido da valorização deste profissional dentro da escola, porque é este profissional que faz uma articulação no desenvolvimento da criança, na percepção desse ser como um sujeito de direitos, como um cidadão. Fazer essa celebração hoje é importante para trabalhar a autoestima desse profissional, para que ele não se perceba sozinho, ele faz parte de um coletivo que busca criar estratégias de ação”, disse a coordenadora da Orientação Educacional, Carla Verônica.

Orientadora educacional das escolas municipais Paulo Reglus Neves Freire e CIEP 250 Municipalizado Rosendo Rica Marcos, Elaine Oliveira foi uma das convidadas e expôs um pouco do seu trabalho no seminário da UFRJ, junto com o colega orientador Wladmir Barbosa. Para ela, é muito importante essa troca de experiências entre os municípios, em prol do bem-estar dos alunos.

“Toda possibilidade de discussão e reflexão da nossa prática contribui para a nossa formação e energiza o orientador, para que ele possa realizar o seu trabalho com mais potência. Nós compartilhamos experiências com profissionais do Rio de Janeiro inteiro, vimos muitas realidades diferentes”, contou a orientadora.