Início > Defesa Civil > São Gonçalo decreta situação de emergência após as chuvas

São Gonçalo decreta situação de emergência após as chuvas

Publicado em:  14/02/2023

Temporais castigam o município há uma semana

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, decretou situação de emergência no município, nesta terça-feira, em decorrência das fortes chuvas que estão castigando a cidade nos últimos dias, em especial após o temporal desta segunda-feira (13), com índices pluviométricos de 200mm, deslizamentos de encostas, alagamentos e dezenas de desabrigados.

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial, autorizando a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a organização da Defesa Civil, nas ações de resposta ao cenário de desastre, onde inúmeras residências foram afetadas, além de outros danos materiais, ambientais e prejuízos econômicos. O objetivo é garantir rapidez nas ações de respostas necessárias para minimizar os efeitos causados pelas chuvas.

A medida irá garantir maior agilidade da Prefeitura nas ações emergenciais de auxílio à população. Uma força-tarefa foi criada para atuar na limpeza e remoção de lama, lixo e entulhos nos bairros, prestar assistência às vítimas e desabrigados e/ou desalojados. A situação de emergência terá duração inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Foto: Julio Diniz