Início > Uncategorized > São Gonçalo debate Síndrome de Down

São Gonçalo debate Síndrome de Down

Publicado em:  20/03/2017

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Secretaria Municipal de Educação promove nesta terça-feira (21), das 14h às 17h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, Estrela do Norte, a palestra “Para entender a Síndrome de Down”. O evento será ministrado pela psicomotricista e fonoaudióloga Fátima Alves, autora dos livros “Para entender a Síndrome de Down” e “Como aplicar a psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar”. Na quarta-feira (22), o Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves, celebra a data com programação especial.

“Nossos alunos down possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a síndrome não os define. É muito importante que todos saibam que cada pessoa com síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria, habilidades e vocações distintas entre si”, explica Luciana Costa, superintendente de Convênios e Tecnologia Assistiva da Secretaria Municipal de Educação.

Uma das unidades polo da cidade, o Colégio Municipal Ernani Faria terá uma programação específica para celebrar a data na quarta-feira, com apresentações sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos down, além de ações em prol da conscientização sobre a síndrome.

Data – O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março em alusão aos números que a “explicam”. Isso porque a síndrome é uma alteração genética no cromossomo “21”, que ao invés de se formar em par, adquire uma trissomia, isto é, com três cromossomos.

Fonte: Semed