Início > Saúde > São Gonçalo debate propostas para a Saúde

São Gonçalo debate propostas para a Saúde

Publicado em:  26/03/2023

Município promove sua décima conferência

Um encontro para debater melhores políticas públicas para a área da saúde aconteceu nos dois dias da X Conferência Municipal de Saúde do Município de São Gonçalo, neste fim de semana (24 e 25 de março) no Sest/Senat, em Tribobó.

O evento, que teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, vai garantir quatro propostas para cada nível de governo – municipal, estadual e federal. As proposições serão levadas para as conferências estadual e federal.

Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de São Gonçalo (CMS-SG) e pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, a conferência – que acontece a cada quatro anos – apresentou quatro palestras, na manhã de sábado (25), com os temas “O Brasil que temos. O Brasil que Queremos”; “O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

A subsecretária de Gestão Integrada e Inovação da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Júlia Sobreira, falou sobre o primeiro eixo: “O Brasil que temos. O Brasil que Queremos”, mostrando todos os projetos e mudanças que a área da saúde de São Gonçalo está recebendo através do Plano Estratégico Novos Rumos, que tem como um dos eixos, a Cidade Saudável.

“A gente não pode pensar no desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro sem pensar no desenvolvimento de São Gonçalo. A gente quer reverter a lógica de São Gonçalo ser lugar de carência para ser lugar de potência e é o que a gente vem fazendo. Vamos atender a todos os níveis da saúde com a construção de um hospital municipal; a centralização dos atendimentos da rede básica em clínicas ampliadas; a ampliação e adequação de unidades básicas, a construção de um centro de imagem com a retomada da obra de uma policlínica que estava parada há mais de 10 anos e, consequentemente, diminuir a fila do Sistema de Regulação, que é formada pela maior parte por exames”, enumerou Júlia Sobreira.

O objetivo foi conscientizar os presentes sobre a importância da conferência, sua função e o que os visitantes podiam apresentar de propostas para os próximos encontros do Estado e de Brasília. Na parte da tarde, foram formados quatro grupos de trabalho para a efetivação das propostas.

Após a elaboração, elas foram apresentadas no plenário e escolhidas – através de votação de conselheiros e convidados inscritos – as que deveriam ir para as conferências estadual e federal. Destas propostas aprovadas (cerca de 30), o Conselho Municipal de Saúde irá realizar um relatório para ser apresentado na X Conferência Estadual de Saúde. As deliberações podem ser transformadas em ações efetivas na saúde pública.

Foto: Danilo Lugli