Início > Habitação > São Gonçalo debate novas políticas habitacionais

São Gonçalo debate novas políticas habitacionais

Publicado em:  14/12/2023

Secretaria de Habitação participou de evento na Esplanada dos Ministérios

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Habitação, participou de evento em Brasília, nesta quarta-feira (13), junto a representantes estaduais e municipais de todo o Brasil, para debater parcerias nos financiamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida e, assim, trazer mais moradias para suas cidades.

São Gonçalo foi representado pela secretária de Habitação e de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa, e pela subsecretária de Habitação, Gabriela Almeida.

Segundo a secretária Maria Gabriela Bessa, já estão habilitadas cinco propostas do Minha Casa, Minha Vida, que totalizam mais de 900 unidades habitacionais para São Gonçalo, e que irao auxiliar a diminuir o deficit habitacional e ampliar a oferta de moradia digna. Trata-se de um trabalho integrado entre a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais e Secretaria de Habitação.

O evento teve participação do ministro das Cidades, Jader Filho, e do secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira. Durante todo o dia, foram debatidos assuntos como a destinação de emendas parlamentares para provisão habitacional, além do compartilhamento de experiências entre municípios, mostrando suas experiências e metodologias com programas locais de habitação.

“É uma visão estratégica do prefeito Capitão Nelson que a política habitacional neste momento precisa estar fortalecida para a captação de novas oportunidades, e aberta ao dialogo com os diversos segmentos. Estamos vivendo uma retomada das políticas habitacionais e São Gonçalo vem se preparando para este momento, tanto que nos últimos meses passou discutindo o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que é um instrumento de planejamento que será apresentado na Câmara de Vereadores, no início do ano que vem. A secretaria de Habitação tem recebido famílias interessadas em se inscrever no Programa Minha Casa, Minha Vida e a gestão tem trabalhado para ampliar a oferta de unidades habitacionais na cidade”, destacou a secretária Maria Gabriela Bessa.