Meio Ambiente
Programa Limpa Rio reforça atuação em São Gonçalo
03/01/2025
Agentes irão atuar em áreas de preservação ambiental do município
A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deu início, na manhã desta segunda-feira (7), ao primeiro Curso de Capacitação do Grupamento de Defesa e Proteção Ambiental (GPAm), na APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula. Na abertura, foi realizada uma aula para os guardas ambientais, ministrada pelo biólogo especialista em Meio Ambiente e subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão. O subsecretário ministrou uma aula sobre a ocupação histórica do território de São Gonçalo e seu desdobramento na dinâmica ambiental. A previsão de término desta primeira turma é outubro.
A capacitação pioneira no município, que terá duração de 160 horas e será realizada de forma on-line e presencial, é uma das iniciativas para solidificar a atuação dos agentes na área ambiental, principalmente nas áreas de preservação ambiental (APAs) do município.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, destacou a importância do curso e como esses agentes podem repassar conhecimento para a população.
“É uma satisfação imensa dar esse primeiro curso para a Guarda Ambiental. A nossa intenção é capacitar esses profissionais para melhor cuidar das nossas áreas de proteção, atuando na gestão ambiental da cidade, além de serem multiplicadores com os munícipes que visitam diariamente esses espaços”, explicou.
A atividade integra o Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) e faz parte das ações pela Semana do Meio Ambiente, que teve início no dia 5 de junho.
“Estou muito feliz e satisfeito com essa capacitação, que vai elevar muito o nível da nossa tropa. Agradeço o empenho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e espero que todos tirem o máximo proveito do curso”, disse o comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo, Antonio dos Santos.
Grade – A grade curricular do curso, que terá atividades práticas e teóricas, é formada por: Primeiros socorros; papel do GPAm; uso dos equipamentos próprios das atividades do GPAm; matemática aplicada na aula de cartografia, Português aplicado na aula de comunicação não violenta, além de Geologia e Botânica básicas. Ao final do curso, os participantes irão apresentar um trabalho de conclusão que tenha viabilidade de ser implantado no município.
Promea – Promea é uma importante ferramenta de educação ambiental, mostrando a importância da preservação ambiental na construção de um mundo mais sustentável para as gerações futuras. O programa atua sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fazendo com que a educação ambiental esteja presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter escolar (formal) e não escolar (informal).
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados