Início > Saúde > São Gonçalo cria primeira brigada de incêndio em unidade hospitalar

São Gonçalo cria primeira brigada de incêndio em unidade hospitalar

Publicado em:  30/06/2021

Iniciativa é pioneira no Estado do Rio de Janeiro

A Prefeitura de São Gonçalo formou, nesta quarta-feira (30), no Hospital Municipal Dr. Luiz Palmier (HLP), a primeira brigada de incêndio em uma unidade de saúde municipal do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da Secretaria de Saúde é estender a iniciativa para todas as unidades de saúde municipais.

Através de um curso de quatro encontros, que contou com treinamento teórico e prático de combate a incêndio e de primeiros socorros, o HLP conta agora com 34 servidores aptos para agir em situação de emergência, bem como prevenir possíveis acidentes. O treinamento foi ministrado por Tiago Moreira Cunha, engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador do Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho da Rede de Urgência e Emergência de São Gonçalo.

“Gostaria de enaltecer a voluntariedade dos servidores que estão se colocando à disposição para entrar nessa batalha. Precisamos nos preparar. Os acidentes, infelizmente, acontecem e nosso hospital hoje está mais preparado para esses desafios, sendo uma referência dentro do Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou o prefeito Capitão Nelson.

Conhecedores da dinâmica e peculiaridade dos equipamentos municipais, a ideia da Secretaria é ampliar a iniciativa para outras unidades, auxiliando, assim, diretamente o trabalho dos bombeiros em caso de emergência.

“Nosso objetivo é ampliar para todas as unidades municipais. Essa é uma inovação, um critério de segurança e uma preocupação de todo governo e da Secretaria de Saúde de ter segurança para os funcionários, pacientes e familiares que frequentam essas unidades”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. André Vargas.

“A legislação não obriga, então a iniciativa da Prefeitura de criar a primeira brigada voluntária em unidade de saúde municipal do Estado do Rio de Janeiro é bem interessante. Espero que o exemplo seja seguido por outros municípios”, disse Sirlei dos Anjos Cunha, inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA) e presidente da Associação dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro.

“O ganho com essa brigada vai muito além das dependências do Luiz Palmier. Hoje temos uma equipe formada que pode ser deslocada para dar esse suporte em outras unidades do município. Essa foi uma solicitação que fizemos no início da nossa gestão, que foi prontamente atendida pelo prefeito Capitão Nelson e pelo secretário de Saúde e estou muito satisfeito com o resultado”, disse Lindemberg Soares, Diretor Geral da unidade.

Visitas – Depois de participar do último dia de curso da brigada de incêndio do HPL, o prefeito Capitão Nelson, na companhia do secretário de Saúde, Doutor André Vargas, vistoriou o ritmo da vacinação no Pólo Sanitário Washington Luiz, no bairro do Zé Garoto. Na sequência, o chefe do Executivo percorreu as dependências do Pronto Socorro Central, no mesmo bairro.

Foto: Lucas Alvarenga