Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo promove ação de saúde bucal em unidade de educação infantil
22/10/2025
Ação de conscientização acontecerá neste sábado (25), a partir das 8h
Para chamar atenção dos gonçalenses e despertar a importância da prevenção aos cânceres de mama e colo do útero, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo promove a caminhada de conscientização do Outubro Rosa, neste sábado (25), com concentração marcada, às 8h, em frente ao prédio do INSS, no Centro. A saída está prevista para às 9h.
Todos os gonçalenses estão convidados para participar usando roupas e acessórios na cor rosa sem necessidade de inscrição. A caminhada vai seguir até a Praça Luiz Palmier (Praça do Rodo), onde os participantes terão acolhimento de profissionais de saúde com serviços de aferição de pressão arterial e glicose, além de vacinação e orientações sobre programas municipais da Saúde da Mulher, do Homem, Idoso, População Negra e outros até às 12h.
“Não será só uma caminhada. Vamos lembrar a população sobre a importância de manter os exames de prevenção em dia e como fazer para ter acesso. Muitas pessoas sabem o caminho, mas outras não sabem nem por onde começar e o que fazer. Será um momento de conscientização e de muitas informações, que podem salvar vidas”, disse o secretário municipal de Saúde, Gabriel Mello.
Além da caminhada, a Secretaria realiza atividades de orientação sobre a prevenção dos cânceres em diferentes unidades de saúde municipais durante todo o mês de outubro. Na próxima semana, ainda há ações na USF Porto do Rosa no dia 27, às 9h; nas USFs Wally Figueira da Silva (dentro da USF Água Mineral), às 10h; e Albert Sabin, Fazenda dos Mineiros, às 9h30, no dia 29; e, por último, na USF Neves no dia 31, às 9h.
A carreta do mamógrafo móvel do Governo do Estado também realiza mamografias e ultrassonografias para as pacientes agendadas pela Central de Regulação na Praça do Zé Garoto até o próximo sábado (25).
O diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero facilita o tratamento e proporciona maior probabilidade de cura. Além dos exames de mamografia e ultrassonografia para detectar o câncer de mama, as mulheres também podem fazer o autoexame e observar, constantemente, o próprio corpo. “Caso perceba alguma mudança, deve-se procurar o médico. Todos devem se cuidar e se vigiar. Como o antigo ditado diz: “Prevenir é melhor do que remediar”. É o melhor para o paciente e também para o sistema de saúde”, finalizou o secretário.
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados