Início > Governo e Comunicação Social > São Gonçalo comemora 127 anos de emancipação com desfile cívico no Centro

São Gonçalo comemora 127 anos de emancipação com desfile cívico no Centro

Publicado em:  26/09/2017

O incêndio que atingiu a sede da Prefeitura de São Gonçalo na última sexta-feira (15), há exatamente sete dias, não impediu a realização do tradicional desfile cívico e militar, que ocorreu nesta manhã (22), em comemoração aos 127 anos de emancipação político-administrativa da cidade. O evento reuniu cerca de 8 mil pessoas, no Centro, que acompanharam de perto as 47 escolas (públicas e particulares), além de oito instituições militares e sete civis, percorrerem as ruas Coronel Moreira César e Doutor Feliciano Sodré.

Para o prefeito da cidade, José Luiz Nanci, é importante ter fé e esperança nos momentos adversos. Ele destaca que a união dos funcionários fez com que o desfile pudesse ocorrer normalmente, apesar das dificuldades.

“Nós não podemos abaixar a cabeça. Foi muito triste o que aconteceu e ainda não sabemos ao certo o que ocasionou a tragédia da última sexta-feira, mas trabalhamos dia a dia para fazer um desfile bonito e cumprimos com o esperado. Temos que ter força nesses momentos e, aos poucos, nossa rotina está voltando ao normal”, declarou.

O evento começou logo no início da manhã, com o hasteamento das bandeiras de São Gonçalo, do Estado e a Nacional. Em seguida teve abertura o desfile, que contou com a participação do grupo Auto Relíquias São Gonçalo, Cruz Vermelha, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), grupos de escoteiros, Motoclube São Gonçalo, Universo, Polícia Militar, Forças Armadas Brasileiras, além de tradicionais escolas, como a municipal Ernani Faria e a Presidente Castello Branco.

O secretário de Governo, Rodrigo Miranda (Tiquinho), ressaltou a importância em ver a integração entre prefeitura, secretarias municipais e a população durante este momento.

“Ficamos muito tristes pelo o que aconteceu, mas não podíamos deixar de fazer o desfile. O resultado foi alcançado. O evento foi muito bonito, sem qualquer problema, e pudemos ver a aproximação do poder público com a população”, afirmou.

O desfile contou com esquema especial de saúde e segurança. Ao todo, 170 guardas municipais atuaram na organização do público, com apoio de profissionais da Secretaria de Esporte e Lazer. Diversos serviços foram disponibilizados para atender a população presente, através de três leitos montados pelo percurso e três ambulâncias.

“Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem atuaram nos postos de atendimento. É importante que tenhamos assistência médica em eventos com grande concentração de pessoas, caso alguém precise de socorro imediato durante a festa”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Estiveram presentes na festividade a deputada estadual Marcia Jeovani e os deputados federais Otávio Leite e Altineu Côrtes, além de vereadores, secretários e subsecretários municipais, e outras autoridades. O evento foi realizado com apoio das secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Governo e Comunicação Social, Cultura e Turismo, Transportes, Segurança Pública, Desenvolvimento Urbano, Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, Cerimonial e Guarda Municipal.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Jonas Guimarães e Girley Oliveira