Início > Saúde > São Gonçalo começa a vacinar crianças contra a covid-19

São Gonçalo começa a vacinar crianças contra a covid-19

Compartilhe isso:


Publicado em:  18/01/2022

Inicialmente serão vacinadas crianças com comorbidades, índigenas e quilombolas

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo deu início à vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos nesta terça-feira. A primeira criança a se vacinar foi Kauã Batista Silva, de 11 anos. Ele foi à Clínica Municipal da Criança Célio Carvalho Martins, na Zé garoto, acompanhado da mãe Suelen Batista Silva, e estava animado com a vacinação.

“Eu estou muito feliz de ser a primeira criança vacinada na minha cidade. Não doeu nada. Eu nem tive medo da agulha”, afirmou Kauã.

A mãe, Suelen, lembrou aos pais a importância de vacinar os filhos. “Quando eu soube que ia liberar a vacinação para a idade do Kauã, fiquei muito feliz e quis trazer ele logo no primeiro dia. Primeira dose ok. Agora é só esperar a segunda”, disse.

Inicialmente, vão receber a primeira dose do imunizante Pfizer, as crianças com comorbidade e deficiência permanente. Posteriormente, a vacinação segue para as outras crianças.

Na Clínica Municipal Gonçalense, no Mutondo, Ana Paula Rocha Pimentel levou a filha Sophia, de 10 anos para vacinar. “Eu estava com grande expectativa para vacinar logo; ela que tem fibrose cística, uma doença congênita e hereditária que afeta o fígado, o pâncreas e o pulmão. Eu sou da área da saúde e sei a importância dessa imunização para a minha filha”, conta.

Para a operadora de caixa Andrea Elias da Silva Lessa, de 44 anos, a imunização do filho Matheus, de 11 anos, simboliza a esperança que seu marido não teve.

“O pai do Matheus, foi o primeiro policial militar a morrer de covid no Estado do Rio, o sargento Jorge Lessa. Ele deixou a gente em casa para salvar as pessoas e acabou ficando doente e morreu. Hoje, eu e meu filho estamos imunizados”, disse Andrea, emocionada.

Para receber a dose da vacina não é exigida prescrição médica, apenas o laudo médico para as crianças com comorbidade e deficiência permanente. É necessária a presença do responsável legal, que deve levar a carteira de vacinação da criança. Para as crianças que moram com pessoas que têm alto risco para o covid-19, os laudos das pessoas envolvidas.

É importante que os responsáveis também levem certidão de nascimento ou identidade, cartão do SUS ou CPF e caderneta de vacinação. Quem tomou outro tipo de vacina recentemente precisa esperar 15 dias para receber o imunizante contra covid-19.

Os pais que não tiverem como levar os filhos para a vacinação, devem fazer documento por escrito (pai ou mãe) para qualquer pessoa com mais de 18 anos levar a criança até o ponto de vacinação. Neste caso, o genitor que assinar a declaração também deve entregar um documento de identidade com foto para o responsável provar a autenticidade do consentimento.

Acamados – Para as crianças entre 5 e 11 anos acamadas, os responsáveis devem enviar email para: vacina.acamados.sg@gmail.com para solicitar a vacinação em casa com as seguintes informações: nome, endereço, comorbidade ou deficiência permanente, motivo de ser acabado, idade e telefone para contato.

Locais de vacinação para crianças de 5 a 11 anos de segunda a sexta, das 8h às 17h

  • Clínica da Criança, Zé Garoto
  • Posto de Saúde Roberth Koch, Porto da Madama
  • Posto de Saúde Madre Thereza de Calcutá, Estrela do Norte
  • Posto de Saúde Wally Figueira da Silva, Rocha
  • Posto de Saúde Ana Neri, Gradim
  • Posto de Saúde Jardel do Amaral, Venda da Cruz
  • Posto de Saúde Armando Leão, Morro do Castro
  • Posto de Saúde Santa Izabel, Santa Izabel
  • Posto de Saúde Josyandra de Moura Mesquita, Colubandê
  • Posto de Saúde Adolfo Lutz, Pacheco
  • Posto de Saúde de Vila Candoza
  • Posto de Saúde Carlos Chagas, Fazenda dos Mineiros
  • Posto de Saúde de Quinta Dom Ricardo
  • Posto de Saúde de Itaúna
  • Posto de Saúde Emílio Ribas, Sacramento
  • Posto de Saúde de Santa Luzia
  • Posto de Saúde do Portão do Rosa
  • Posto de Saúde do Jardim Catarina
  • Posto de Saúde do Mutuá
  • Posto de Saúde Agenor José da Silva, Jardim Catarina
  • Posto de Saúde Luiz Paulo Guimarães, Lagoinha
  • Posto de Saúde Louis Pasteur, Guaxindiba
  • Posto de Saúde Roberto Silveira, Bom Retiro
  • Posto de Saúde Ary Teixeira, Marambaia
  • Posto de Saúde Aníbal Porto, Monjolos
  • Posto de Saúde do Bandeirantes
  • Posto de Saúde Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra
  • Posto de Saúde de Almerinda
  • Posto de Saúde Juarez Antunes, Laranjal
  • Posto de Saúde Doutel de Andrade, Maria Paula
  • Posto de Saúde Floriano Barbosa, Jardim Catarina

Locais de vacinação para crianças de 5 a 11 anos de segunda a sexta, das 8h às 19h

  • Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo
  • Clínica Municipal Gonçalense Dr. Zerbini, Arsenal
  • Posto de Saúde Tancredo Neves, Luiz Caçador

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content