Início > Educação > São Gonçalo celebra seus 133 anos com desfile alegre e colorido

São Gonçalo celebra seus 133 anos com desfile alegre e colorido

Publicado em:  22/09/2023

Apresentações de instituições militares e escolas duraram mais de três horas

Milhares de pessoas acompanharam, nesta sexta-feira (22), o tradicional desfile cívico-militar, no Centro de São Gonçalo, em homenagem aos 133 anos de emancipação político-administrativa da cidade. A festa contou com apresentações de tropas das Forças Armadas e instituições militares e assistenciais, entidades representativas da sociedade civil, de ensino e de saúde e foi acompanhada com um público que lotou as calçadas ao longo das ruas Moreira César e Feliciano Sodré.

O evento teve início às 8h, com o hasteamento de bandeiras pelo prefeito Capitão Nelson, pelo ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, general Braga Netto, e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Lecinho Breda.  A Orquestra Municipal de São Gonçalo foi responsável pela execução dos hinos nacional e do município.

“Que alegria comemorar mais um ano desta data tão importante para o município. O desfile cívico-militar é uma das tradições mais bonitas e importantes da cidade, aqui fazemos uma festa para o povo, com a apresentação dos setores mais importantes do município, como segurança pública, educação, saúde, assistência e outras instituições. É um momento de muito orgulho para o gonçalense”, disse o prefeito Capitao Nelson, acompanhado pela primeira dama, dona Marinete Ruas, e os filhos, o vereador Nelsinho e o deputado estadual Douglas Ruas.

Pela primeira vez assistindo ao desfile de São Gonçalo, o general Braga Netto destacou o civismo do gonçalense.

“Primeiramente, eu fico muito honrado de ser convidado para estar aqui e fiz questão de vir prestigiar o prefeito Capitão Nelson, pelo excelente trabalho que ele está realizando. Estou muito impressionado e muito feliz de ver essa demonstração de civismo da população de São Gonçalo”, afirmou o general.

Representando a força militar e a segurança pública de São Gonçalo, desfilaram a Tropa de Reforço da Marinha, o 21° GAC – Forte do Rio Branco, o Comando da Polícia Ambiental (СРАМ), o Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM), o 7º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Associação dos Reservistas e Amigos do 1° Batalhão de Guarda AR1BG e a Guarda Municipal.

Também desfilando e celebrando o aniversário da cidade, 25 escolas municipais, com aproximadamente 3 mil alunos, levaram para o cortejo a temática da afetividade, trabalhada nas escolas em 2023.

“Estou muito satisfeito e surpreso com as melhorias que estão acontecendo na cidade e o desfile cívico-militar não está sendo diferente. O desfile está muito bonito, com a presença da Marinha, do Exército, da Polícia Militar, dos Bombeiros e da Guarda Municipal. Estou muito satisfeito com o que estou vendo e muito feliz de estar participando desse momento com um evento extremamente bem organizado”, destacou o coronel Sylvio Guerra, comandante do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA).

O deputado federal Altineu Côrtes, que também prestigiou o desfile de aniversário da cidade de São Gonçalo, fez questão de parabenizar o evento.

“Quero dar os parabéns ao prefeito e a todos os secretários do município. Estou muito feliz de estar aqui hoje, vendo São Gonçalo em um outro momento, outro ritmo. São Gonçalo está vivendo uma revolução. Ainda tem muito por fazer, mas nós vamos alcançar os objetivos, porque é possível sentir a vibração de São Gonçalo, que está mudando e crescendo”, afirmou Altineu Côrtes.

O deputado estadual Douglas Ruas também destacou as mudanças do município.

“Muito feliz em participar dessa linda festa pelos 133 anos da nossa cidade. O desfile cívico-militar de 22 de setembro é um momento que faz parte da memória afetiva de todo gonçalense. Ver a população celebrando e mantendo viva essa tradição é motivo de muito orgulho. São Gonçalo está vivendo uma profunda transformação e resgatar esse sentimento de pertencimento à cidade é uma grande conquista”, concluiu Douglas Ruas.

Além do vice-prefeito Sérgio Gevú, secretários municipais, autoridades militares, religiosas e vereadores do município marcaram presença.O desfile contou com o apoio da concessionária Águas do Rio na distribuição de água para a população.

Foto: Julio Diniz e Luiz Carvalho