Início > Assistência Social > São Gonçalo celebra o Dia Internacional da Mulher em Alcântara

São Gonçalo celebra o Dia Internacional da Mulher em Alcântara

Publicado em:  08/03/2024

Carreata também percorreu a cidade homenageando mulheres do município

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), não poderia deixar de ser celebrado com diversos eventos. Um deles foi organizado em Alcântara pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo. Dezenas de mulheres se reuniram no bairro para celebrar a vida. O evento teve música, caminhão de som, pessoas fantasiadas, apresentações de dança e balé, além da panfletagem e divulgação dos serviços e equipamentos de enfrentamento à violência contra mulher.

A festa teve início às 9h e contou com o apoio da Guarda Municipal, das Secretarias de Transportes, Turismo e Cultura e de Governo. Mulheres do projeto Mulheres que Fazem e Acontecem realizaram apresentações de dança e foi realizado show de um coral do Projeto Cria SG, da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo.

A subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva, destacou as ações em defesa das mulheres em São Gonçalo.

“Lembramos que a subsecretaria realiza políticas públicas para as mulheres durante o ano inteiro. Entre janeiro e março, por exemplo, mais de 400 mulheres vítimas de violência doméstica foram atendidas pelos nossos equipamentos. Neste mês de março, apenas intensificamos as ações, já que é o mês em que se celebra as conquistas femininas. O que São Gonçalo quer é igualdade, dignidade e respeito para todos”, disse.

A farmacêutica Daniela Rocha, de 30 anos, é uma das mulheres que cantou no coral do Projeto Cria SG. Ela afirmou que se sentiu lisonjeada por se apresentar no evento de Dia da Mulher.

“Estou no coral há sete meses, ensaiando e treinando. Hoje, estamos aqui. É um momento muito representativo estar aqui cantando para outras mulheres. Estamos espantando a ansiedade e trazendo alegria”, afirmou a moradora do bairro Estrela do Norte.

Dentre as músicas cantadas pelo coral, estavam: ‘Oração’, da Banda Mais Bonita da Cidade; e ‘Paciência’, de Lenine.

A aposentada Sebastiana Emília Caraster, de 73 anos, participa do projeto Mulheres que Fazem e Acontecem e acompanha todos os eventos do grupo. Ela esteve no Alcântara celebrando o Dia das Mulheres. “Eu adoro! Acho ótimo eventos do tipo e espero que aconteçam mais no município. Ontem, eu estava na aula de defesa pessoal e aprendi muito. Estar celebrando aqui hoje é importante! Todo dia é o nosso dia, mas estar aqui falando sobre o Dia da Mulher é especial”, contou a moradora do Arsenal.

Quem passava pelo Alcântara também parou para assistir ao evento. “Eu vi comentarem no Whatsapp que teria esse evento e vim aqui ver. São Gonçalo está se desenvolvendo muito, criando vários projetos para a mulher e espero que isso cresça cada vez mais”, disse a professora da rede privada Eliana Pereira, de 55 anos, que mora no bairro Bandeirantes.

Além do evento no Alcântara, representantes da Subsecretaria e do Centro Especial de Orientação à Mulher Zuzu Angel (CEOM) seguiram com o carro de som em uma carreata que saiu do calçadão de Alcântara até a Praça Dr. Luiz Palmier, no Centro, homenageando mulheres gonçalenses. Outras ações celebrando a importância da mulher gonçalense serão feitas pela subsecretaria durante o mês de março.

Foto: Julio Diniz