Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
A Subsecretaria de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência preparou uma grande festa para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down e Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial, comemorados ontem, dia 21, no prédio anexo da prefeitura, em Alcântara.
Comemorado no dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas e tem como objetivo conscientizar a todos sobre a importância da inclusão das pessoas com síndrome de down na sociedade.
Já o Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial foi criado pela ONU em 1969, relembrando o massacre de 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul. A data traz como principal mensagem de igualdade e de combate à discriminação racial na busca de mais igualdade e justiça em todo o mundo.
Música e dança foram o ponto alto da celebração, que contou com a apresentação musical de integrantes do Centro de Apoio ao Deficiente Visual de São Gonçalo (Cadevisg), número de dança com crianças e adolescentes do Centro de Reabilitação, Educação e Integração Social (Cerei), além de integrantes da banda de gaitas Brazilian Pipers que encantaram a todos com clássicos da música brasileira.
“É um dia que marca a valorização das diferenças e a luta dessa parcela da população e suas famílias que sofrem discriminação e preconceito em seu cotidiano. É preciso que sigamos juntos, valorizando as diferenças e denunciando as desigualdades”, afirmou Tânia Loyola, subsecretária de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência.
A secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (SEMIMD), Maria Marta Figueiredo, destacou a importância da luta por garantia de direitos.
“É uma alegria enorme poder reunir todas essas pessoas para comemorar um dia tão importante que não podemos deixar passar despercebido. Como poder público precisamos ter um olhar diferenciado para todos os segmentos que atendemos, e estaremos sempre lutando pela inclusão e a valorização desses grupos”, ressaltou Marta.
Coordenadora Geral do Fórum das Mulheres Negras de São Gonçalo, Avanir Carvalho participou da festa e falou sobre a importância de cada cidadão para o município
“São Gonçalo é a segunda maior população do estado, portanto existem muitas pessoas com deficiência e também muitas pessoas negras no nosso município. O governo precisa se preocupar em estabelecer políticas públicas para poder atender a população como um todo e incentivar essas pessoas a seguirem lutando. É preciso respeitar o potencial de cada um”, concluiu Avanir.
Autor: Luciana Pimentel
Foto: Lucas Alvarenga
Notícias relacionadas
Mais Acessados