Educação
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, a Clínica Escola do Autista de São Gonçalo realizou uma exposição na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Estrela do Norte. Banners, folders, cartazes e fotos ficaram à mostra, das 9h às 16h, explicando como lidar, trabalhar e cuidar do autista. Além disso, foi montada uma tenda para que o visitante pudesse visualizar a sensação sensorial que o autista tem, como explicou a diretora Verônica de Sá Machado Amorim:
“O autista tem uma desordem sensorial. Ele tem dificuldade de ficar em locais com muitas pessoas, barulho ou muita informação. O objetivo dessa exposição é mostrar que o autista existe e que nós temos condições de auxiliar os profissionais da área de educação a trabalharem com eles em sala de aula, na sala de recursos e com os profissionais de apoio.”
No folder distribuído pelos responsáveis pela exposição há informações importantes como as características do autismo, orientações nutricionais e até uma receita saudável de pão doce de frigideira, já que uma das recomendações é que a alimentação do autista não contenha açúcar, glúten e cafeína.
O secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes, também visitou a exposição e falou sobre a importância do trabalho. “Essa mostra nos dá informações importantes de como trabalhar com o autista, seja em sala de aula, de recursos ou em casa. Quero parabenizar a todos os profissionais pelo belo trabalho realizado”, afirmou o professor.
A Clínica Escola do Autista é uma instituição que promove ações conjuntas, oferecendo atendimento multidisciplinar para autistas de São Gonçalo, além de capacitação e formação continuada para profissionais de Educação e Saúde. A clínica funciona com atendimento médico, nutricional e odontológico. Há ainda terapia ocupacional, serviço social, musicoterapia, psicologia (individual e familiar), fisioterapia e psicomotricidade. Atualmente, a escola tem um total de 252 pessoas cadastradas. Destas, 25 foram contempladas em um sorteio público em 2016, com a presença de autoridades e representantes do Ministério Público, que estão recebendo atendimento em todas as modalidades. Existem 30 pessoas no cadastro reserva, à espera de terapias multidisciplinares, que depende de novo sorteio público.
Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Semed
Notícias relacionadas
Mais Acessados