Início > Meio Ambiente > São Gonçalo celebra Dia da Árvore com avanços na preservação de áreas verdes

São Gonçalo celebra Dia da Árvore com avanços na preservação de áreas verdes

Publicado em:  20/09/2021

Município terá Plano de Manejo Integrado de Áreas de Preservação Ambiental

No Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira, 21 de setembro, a cidade de São Gonçalo celebra avanços concretos na proteção das áreas verdes do município. A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Meio ambiente (Semma), vai realizar a primeira reunião de formação do Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental (Apas) Estâncias de Pendotiba, Engenho Pequeno, Itaoca e Alto do Gaia.

Trata-se do início dos trabalhos que, futuramente, irão definir a formação de um conselho gestor dessas áreas de proteção, capacitando lideranças comunitárias de cada um desses locais para atuar na proteção do meio ambiente, o primeiro passo para o Plano de Manejo Integrado das Apas. Também nesta terça, será realizado, na Apa do Engenho Pequeno, o plantio de espécies da Mata Atlântica, uma ação do Programa Florestas do Amanhã.

“O Plano de Manejo Integrado das APAS de Itaoca, Alto do Gaia e Maria Paula é um instrumento de planejamento importantíssimo, que reunirá e normatizará os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica promovendo um futuro mais verde para nossa cidade”, disse o prefeito Nelson Ruas.

A participação popular na estruturação desses trabalhos de conservação das APAs foi destacada pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Afonso Rosa.

“Junto com o Plano de Manejo Integrado também haverá a capacitação e formação do Conselho Gestor das Unidades de Conservação com envolvimento comunitário de pessoas que vivem no entorno dessas áreas”, disse.

Também nesta terça-feira (21), será realizada na Apa do Engenho Pequeno, uma oficina de combate a incêndios florestais para os agentes do Grupamento de Defesa e Proteção Ambiental (GPAM), que desde o início do ano participam de um curso de capacitação de 160 horas.

O subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão, destacou os avanços da pasta na preservação das áreas de Mata Atlântica presentes na cidade e falou sobre o Plano de Manejo Integrado das Apas, que futuramente será implantado na cidade.

“Este instrumento norteará a forma de se planejar e cuidar dos remanescentes de Mata Atlântica presentes em São Gonçalo para que haja a continuidade dos serviços ambientais preparando a cidade para o enfrentamento das questões ligadas a emergência climática”, disse o biólogo Glaucio Teixeira Brandão.

O plano trará em seu conteúdo um diagnóstico da vegetação nativa remanescente, avaliação das principais causas de desmatamentos na cidade, ações preventivas contra desmatamentos, formas de utilização sustentável da vegetação e definição das áreas prioritárias para conservação e recuperação.

Florestas do Amanhã

O município de São Gonçalo também conta com ações de preservação para garantir o futuro das Apas, como o programa ‘Florestas do amanhã’, realizado em parceria com o Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).

A ação cumpre o Acordo de Paris, que prevê a redução da emissão de gases causadores do aquecimento global, justamente com o plantio e a recuperação da Mata Atlântica. Serão executados reflorestamentos na Fazenda Colubandê, APA do Engenho Pequeno, APA das Estâncias de Pendotiba e APA do Alto do Gaia perfazendo um total de quase um milhão de metros quadrados de plantio de árvores nativas de Mata Atlântica que serão acompanhadas por 04 (quatro) anos.

“É o maior projeto de reflorestamento que a cidade já recebeu em toda sua história, será na sua primeira fase, quase 1 milhão de metros quadrados reflorestados”, completou o subsecretário Gláucio Brandão.

Serviço

Primeira Reunião de formação do Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental do município.

Local: APA do Engenho Pequeno