Início > Saúde > São Gonçalo capacita profissionais de residências terapêuticas

São Gonçalo capacita profissionais de residências terapêuticas

Compartilhe isso:


Publicado em:  28/03/2023

Secretaria de Saúde irá reunir cuidadores para palestras  

A Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo fará capacitação dos cuidadores que trabalham no Serviço de Residência Terapêutica (SRT) da cidade. Os encontros da qualificação profissional vão acontecer em três dias no auditório da secretaria e abordarão diferentes temas referentes à profissão e ao ambiente de trabalho. 

   As palestras serão ministradas por profissionais da rede de Atenção Psicossocial, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Programa de Combate à Tuberculose, divididos por turmas nos dias 30 de março, às 14h; 13 e 14 de abril, às 10h e 14h. “As palestras serão de temas pertinentes à profissão dos cuidadores das RTs. Os profissionais passam por essa atualização anualmente”, explicou Jéssica Dornelas J. Coimbra, coordenadora da Saúde Mental.

     Os temas abordados serão a reforma psiquiátrica (desospitalização e desinstitucionalização), SRT, sintomas/neurose, valorização da singularidade, cuidados com o corpo – medicação, alimentação e higiene; cuidados com a mente – delírios auditivos, visuais e paranoides; pertencimento e identidade (meios sociais) – crenças e estigmas; protocolo de cuidados; rede de apoio; escala de gravidade; primeiros socorros e identificação dos sintomas da tuberculose.  

   São Gonçalo conta com 13 residências terapêuticas em funcionamento que abrigam moradores provenientes de longas internações. As RTs possuem entre oito e, no máximo, dez pessoas e contam com a supervisão de cuidadores durante 24 horas (dois por plantão de 24h), coordenador e acompanhante terapêutico. Eles também são acompanhados por uma equipe multidisciplinar no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

      O processo de desinstitucionalização da Clínica Nossa Senhora das Vitórias está em andamento. Há uma equipe de intervenção que atua no atendimento e cuidados dos pacientes que ainda estão na unidade de longa permanência. A equipe multidisciplinar elabora o projeto terapêutico que conduzirá o processo de alta com emissão de documentos necessários para o recebimento dos benefícios pertinentes a estes usuários, preparando-os para uma saída com autonomia de gerir suas vidas extra hospitalar. Após a realização desse processo, as atividades na clínica serão encerradas definitivamente.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content