Início > Prefeito > São Gonçalo busca reforço no abastecimento de água em Santa Izabel

São Gonçalo busca reforço no abastecimento de água em Santa Izabel

Publicado em:  05/03/2021

Prefeito Capitão Nelson faz visita técnica a reservatório desativado no bairro

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, acompanhou, esta semana, uma visita técnica junto a representantes da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), para avaliar a possibilidade de ativar um reservatório localizado na região conhecida como sítio Maanaim, no Condomínio Fazendinha 1, bairro Santa Izabel.

A estrutura foi construída há cerca de dez anos e nunca foi utilizada. A visita técnica avaliou as intervenções necessárias para colocar o reservatório em funcionamento. A estrutura possui capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água, que beneficiariam diretamente a população local.

O prefeito Capitão Nelson solicitou ao Governo do Estado a realização de obras para que o local entre em operação. Após as avaliações técnicas, as intervenções para ativação do reservatório devem ser precedidas por processo licitatório, para que seja dado início às obras. Segundo o projeto de ativação, o reservatório será abastecido por um booster, localizado junto à entrada do Condomínio Fazendinha, que irá bombear a água. O reservatório fica na parte elevada do condomínio.

A demanda por abastecimento de água na região é crescente. O bairro de Santa Izabel conta atualmente com mais de 55 mil moradores.

Reforço no abastecimento de água em 15 bairros

Cerca de 100 mil moradores de São Gonçalo devem ser beneficiados com a instalação de um booster de alta capacidade, que vai jogar um volume maior de água do reservatório da Amendoeira para o reservatório de distribuição no Morro do Querosene. A bomba vai fazer com que o sistema seja reforçado e a rede de distribuição ampliada.

O projeto foi desenvolvido há doze anos, mas só agora sairá do papel. O equipamento deve ser instalado, no prazo de um ano, próximo à praça da Travessa Margarida, no bairro Trindade, e atenderá os bairros Mutuá, Mutuapira, Mutuaguaçú, Porto do Rosa, Itaóca, Fazenda dos Mineiros, Salgueiro, Palmeiras, Recanto das Acácias, Luiz Caçador, parte da Trindade, Nova Cidade, Bairro Antonina, São Miguel e Cruzeiro do Sul.