Turismo e Cultura
Cidade Ilustrada: Transformação cultural e urbana em São Gonçalo através da arte
03/05/2025
Com a Câmara Municipal de São Gonçalo lotada, o Plano Municipal de Cultura (PMC) para o decênio 2018-2028, elaborado por agentes públicos e a classe artística do município, foi aprovado com unanimidade pelos 25 vereadores presentes, em sessão legislativa ordinária na última terça-feira (12).
Criado sob diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Cultura (MinC), o documento, com 22 páginas, deverá servir como base norteadora para as ações da Secretaria Municipal de Cultura (SECULTUR) e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), sendo instrumento de gestão de curto, médio e longo prazo no qual o Poder Executivo assume a responsabilidade de implementar políticas culturais continuadas.
Segundo Carlos Ney Ribeiro, secretário municipal de Cultura e Turismo e presidente da Fasg, a cidade vai poder dar visibilidade à cultura local.
“A aprovação inédita do Plano Municipal de Cultura vai mudar a relação do poder institucional com os artistas e agentes culturais do município”, garante o secretário da pasta, que comemora a possibilidade de lançar editais a partir de agora e consolidar o Fundo Municipal de Cultura, além da oportunidade de captar recursos públicos e privados.
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: SMTC
Notícias relacionadas
Mais Acessados