Turismo e Cultura
São Gonçalo promove oficina gratuita de elaboração de projetos culturais
04/02/2026
Programação terá recreação infantil e shows em sete bairros da cidade
São Gonçalo começa a se preparar para o Carnaval Raiz 2026, que acontecerá em sete bairros do município entre os dias 14 e 17. A festa é uma iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.
De sábado (14) a terça-feira (17) de Carnaval, o público poderá curtir apresentações de bandas, DJs, baterias de escolas de samba e grupos de pagode, sempre das 18h à meia-noite. Como nos anos anteriores, o Carnaval Raiz será realizado nos bairros Trindade, Itaúna, Jardim Catarina, Jardim Alcântara, Porto da Pedra, Pacheco e Santa Catarina, com montagem de palco e estrutura completa para receber os foliões.
Rota das Fantasias 2026
Durante os dias de folia, acontecerá também a Rota das Fantasias 2026, uma novidade do Carnaval Raiz, que busca resgatar os antigos grupos de bate-bolas, pierrôs e Clóvis, que marcaram época e sempre foram marca registrada dos carnavais antigos da cidade. A iniciativa tem como objetivo de reconhecer a importância histórica e valorizar as tradicionais turmas de fantasias de São Gonçalo, e promover a ocupação cultural descentralizada nos bairros.
Diferente de desfiles competitivos, a Rota das Fantasias prioriza a expressão cultural, a criatividade e a presença das turmas nos espaços públicos. Todas as turmas que cumprirem suas rotas receberão um troféu institucional de participação como reconhecimento à contribuição para a cultura popular de São Gonçalo.
Recreação Infantil
Antes das atrações principais, o Carnaval Raiz contará com recreação e brincadeiras para as crianças a partir das 17h, nos seguintes dias e locais:
– Sábado (14) – Porto da Pedra e Santa Catarina
– Domingo (15) – Trindade e Itaúna
– Segunda (16) – Jardim Alcântara e Jardim Catarina
– Terça (17) – Pacheco
Endereços dos palcos
– Trindade: Av. Dr. Humberto Soeiro de Carvalho, próximo à Praça Leonor Correa
– Itaúna: Estrada Conceição com Av. Trindade (Largo/Rodo de Itaúna)
– Jardim Catarina: Rua Dr. Albino Imparato, em frente à Praça da Lona Cultural Lídia Maria da Silva
– Jardim Alcântara: Rua Francisco Campos, 241, esquina com Rua Valente do Couto, em frente à praça do colégio
– Porto da Pedra: Rua Abílio José de Matos, entre Rua Minas Gerais e Rua Manoel Marquês
– Pacheco: Rua Augusto Cesário Dias André com Estrada do Pacheco
– Santa Catarina: Rua Benedito Jardim, em frente ao Shopping dos Parafusos, esquina com a Rua Dr. Getúlio Vargas
A segurança e a organização do evento contarão com o apoio da Guarda Municipal e agentes de trânsito da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, garantindo tranquilidade para as famílias.


Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados