Início > Educação > São Gonçalo amplia número de creches no município

São Gonçalo amplia número de creches no município

Publicado em:  18/10/2021

Município renova e aumenta número de creches conveniadas

A Secretaria de Educação publicou, no Diário Oficial da última semana, o Termo de Fomento das Creches Conveniadas do município. A chamada, que entrou em vigor no dia 1 de setembro de 2021, aumentou a quantidade de creches e alunos de 0 a 5 anos, da primeira etapa da Educação Básica. Até agosto de 2021, havia 31 instituições conveniadas, atendendo um total de 2979 alunos. Com o novo termo de fomento, passam a ser 43 instituições, com estimativa de atender até 4.800 alunos, com o funcionamento de todas as unidades em sua capacidade máxima.

“A proposta do prefeito Capitão Nelson é que possamos expandir ao máximo o número de vagas nas creches do município e também em instituições conveniadas, de modo a conseguirmos atender ao máximo o número de famílias que necessitem da educação pública municipal”, afirma o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

O período de vigência da parceria é de três anos, com experiências pedagógicas que priorizam o brincar e a ludicidade, promovendo o desenvolvimento integral da criança. As entidades mantenedoras de instituições educacionais privadas são comunitárias, filantrópicas e confessionais, sem fins lucrativos, regularmente constituídas. No mês de outubro, a Secretaria de Educação começará uma fiscalização, que será mensal, para garantir que seja prestado um serviço de excelência para os alunos.

“A meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) é o atendimento mínimo de 50% das crianças de zero a três anos até 2024. É nesse cenário que se revela a importância das creches conveniadas, principalmente nas áreas carentes. Precisamos alcançar essas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, proporcionando às crianças atendimento educacional”, comenta a coordenadora do setor de Creche Conveniada, Mailyn Dias.

Foto: Renan Otto