Início > Educação > São Gonçalo amplia oferta de alimentos na merenda escolar

São Gonçalo amplia oferta de alimentos na merenda escolar

Publicado em:  21/10/2023

Cardápio único inclui fórmulas infantis, iogurtes e frutas

Neste sábado (21 de outubro), comemora-se o Dia Nacional da Alimentação na Escola. Em São Gonçalo, milhares de alunos têm muitos motivos para comemorar. Em três anos de trabalho, a Prefeitura de São Gonçalo conquistou avanços na merenda escolar nunca antes vistos no município. A implementação do Cardápio Único, elaborado por nutricionistas, e das fórmulas infantis, que incluem produtos específicos para alunos com alergia alimentar, são apenas dois exemplos desta transformação.

Ao todo, são cinco tipos de fórmulas infantis, entre as indicadas para crianças por faixa etária e para aquelas que possuem alergia à proteína do leite de vaca e intolerância à lactose. Além disso, também estão sendo oferecidas fórmulas específicas para crianças do Ensino Fundamental que possuam essas alergias, massa alimentícia sem glúten, biscoito sem lactose e adoçante stévia.

O lanche dos alunos da rede municipal também mudou. As escolas e creches conveniadas estão recebendo iogurte natural, frutas congeladas como morango, abacaxi e goiaba, queijo mussarela, cacau em pó, pão, requeijão e outros ingredientes que, com a receita enviada pelas nutricionistas da rede, viram preparações saborosas. Ainda neste mês, mais uma conquista: os alunos também contarão com suco de uva integral nas refeições.

No almoço e no jantar, são servidos os macro e micronutrientes, com legumes e verduras vindas direto da Agricultura Familiar, com produtores do município. As frutas frescas são servidas como opção de sobremesa e sucos, podendo também integrar receitas saudáveis e criativas. Todos os alimentos servidos dentro das escolas municipais segue, rigorosamente, as orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A Subsecretaria de Alimentação Escolar realiza, periodicamente, formações para os merendeiros e estimula o gosto pela alimentação saudável nas escolas, incentivando o cultivo de hortas e realizando oficinas de receitas fáceis e saborosas para que os alunos se envolvam nas preparações.

Para melhorar as condições de trabalho dos manipuladores de merenda, as escolas também receberam novos eletrodomésticos.  São fogões industriais, geladeiras, freezers horizontais e verticais para armazenamento de alimentos, bebedouros infantis e adultos e liquidificadores industriais, somando mais de dois mil novos utensílios para facilitar o trabalho destes profissionais.

Foto: Renan Otto