Início > Saúde > São Gonçalo alerta para aumento nos casos de doenças respiratórias

São Gonçalo alerta para aumento nos casos de doenças respiratórias

Compartilhe isso:


Publicado em:  06/05/2025

Estações mais frias favorecem infecções como a bronquiolite 

  A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo alerta os pais para essa época do ano, quando há aumento de cerca de 50% nas demandas de atendimentos de urgência e emergência dos casos de doenças respiratórias, sobretudo na faixa pediátrica. A prevenção é a melhor forma de evitar as doenças, mas caso a criança esteja com os sintomas, os pais devem procurar uma unidade de urgência e emergência. 

    “Com a chegada das estações mais frias, principalmente entre abril e julho, os casos de infecções respiratórias em crianças tendem a aumentar e, entre elas, a bronquiolite merece atenção especial. Essa inflamação nos bronquíolos (pequenos canais de ar nos pulmões) é mais comum em bebês e crianças menores de 2 anos. Se não cuidar, as doenças respiratórias podem evoluir para complicações bacterianas e outros agravos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Gabriel Mello.

    Para manter as crianças longe das doenças, é importante manter as vacinas em dia, higienizar frequentemente as mãos da criança e dos cuidadores, evitar locais fechados e com aglomeração; não compartilhar utensílios (copos, mamadeiras, toalhas) e evitar contato com pessoas resfriadas ou gripadas.

    Os pais devem ficar atentos aos sinais e sintomas porque nos bebês, os sintomas podem evoluir rapidamente. Os sintomas mais comuns são dificuldade para respirar, cansaço ao mamar e coloração arroxeada nos lábios ou extremidades; são sinais de alerta. A bronquiolite ainda pode causar coriza, tosse persistente, febre, chiado no peito, respiração rápida ou com esforço, irritabilidade ou cansaço excessivo. 

    “Ao notar qualquer um desses sintomas, procure imediatamente uma unidade de saúde de urgência e emergência (Pronto Socorro Infantil e unidades municipais de pronto atendimento) mais próxima da sua casa. O diagnóstico e o cuidado precoce são fundamentais para evitar complicações. Cuidar da saúde respiratória das crianças é um ato de amor. E, em caso de dúvida, sempre procure orientação médica”, orientou a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane. 

Os principais vírus que causam a bronquiolite são: vírus sincicial respiratório (VSR); rinovírus; metapneumovírus; parainfluenza; adenovírus e influenza. Esses vírus se espalham facilmente por contato com gotículas de saliva, superfícies contaminadas e mãos não higienizadas. Segundo os dados da Vigilância Epidemiológica, o município de São Gonçalo contabiliza 35 casos confirmados de doenças causadas por esses vírus em crianças de até dois anos desde janeiro deste ano. 

Autor: Ascom
Foto: Júlio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content