Início > Educação > São Gonçalo abre o IV Seminário de Educação Infantil

São Gonçalo abre o IV Seminário de Educação Infantil

Publicado em:  26/10/2017

O auditório da Faculdade de Formação dos Professores, no campus da UERJ, em São Gonçalo, abriu as portas nesta quinta-feira (26) para receber os participantes do IV Seminário de Educação Infantil: “Diálogo entre a Educação da(s) infância(s) na Educação Básica em São Gonçalo. Durante a abertura do evento, o secretário municipal de Educação, professor José Augusto, ressaltou a importância da educação infantil para o crescimento do município.

“A educação infantil é um compromisso e um comprometimento garantido por lei, onde a Secretaria Municipal de Educação junto com os seus profissionais fazem a leitura da sociedade que essa criança está inserida. Trabalhar com a educação infantil para nosso sistema é pensar também no crescimento do nosso município, passando pela construção do saber”, declarou.

Os debates seguiram durante toda a manhã com mesas redondas sobre “Desafios cotidianos na educação de crianças na rede pública de São Gonçalo: diálogo entre a educação infantil e séries iniciais”, com as professoras e doutoras Virginia Louzada (FE/UERJ) e Bruna Molisani (FFP/UERJ), sob a coordenação da Profª Drª Mairce Araujo (FFP/PPGEDU/UERJ).

À tarde, o tema escolhido foi “Por uma Pedagogia da Infância descolonizadora: A Educação da(s) Infância(s) em São Gonçalo”, com a professora doutora Maria Tereza Tavares (FFP/UERJ) e professora e mestra Andrea Gonçalves (CIEP 125/SG); sob a coordenação da Profa. Drª. Glaucia Guimarães (FFP/UERJ).

Maria Tereza Tavares ressaltou o trabalho do secretário José Augusto, cuja gestão prioriza a qualidade da educação pública oferecida no município.

“Os cinco eixos balizadores da educação pública municipal de São Gonçalo, acesso e permanência na escola, ouvir para agir, gestão democrática, valorização profissional dos professores e qualidade da educação, devem servir de exemplo e ser um compromisso de todos os gestores de educação”, afirmou.

À tarde também foi realizada uma mesa redonda sob o “Pensando tempos e espaços favorecedores da Educação da(s) infância(s) em diálogo com as diferentes linguagens” , com a Profa. Drª Heloisa Carreiro (FFP/UERJ); professora e mestra Fabiane Florido (SME/Niterói/UMEI Vinícius de Moraes); com coordenação da Profa. Drª Tania Nhary (FFP/UERJ).

O seminário será encerrado nesta sexta-feira com a realização de diversas oficinas.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed