Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
O cronograma para abertura de novos leitos em São Gonçalo continua sendo colocado em prática pela Secretaria de Saúde. Com a aquisição de 100 novos monitores, o Hospital Luiz Palmier, no Zé Garoto, está ganhando mais 10 leitos de enfermaria e nove de CTI. O município também está preparando uma outra unidade, o Hospital Franciscano, no bairro Lagoinha, que terá 39 leitos clínicos, podendo chegar a 65 no total.
O Hospital Franciscano será a segunda unidade municipal de referência em internação no município. A medida faz parte do estado de emergência decretado pelo prefeito José Luiz Nanci, que testou positivo para o coronavírus esta semana, e está em home office.
“Estamos comandando e acompanhando todas as ações de casa. Hoje determinei a abertura de mais leitos no Luiz Palmier e deixar outros preparados no Hospital Franciscano, unidade que também atenderá pacientes mais graves”, garantiu o prefeito.
Hoje pela manhã a equipe de manutenção da Secretaria de Saúde encerrou a pintura do segundo Centro de Terapia Intensiva no Luiz Palmier, que tem capacidade para abrigar até 12 pacientes. Paralelamente, a enfermagem montava leitos clínicos em outro andar da unidade.
“As enfermarias estão com toda estrutura. Estes monitores medem a frequência cardíaca e respiratória do paciente, assim como a saturação. Ele ajuda no tratamento do paciente dando suporte a enfermagem, fisioterapia e médicos”, explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.
Teste rápido — O Hospital Luiz Palmier recebeu ontem os primeiros testes rápidos. O principal objetivo do exame na unidade é agilizar o diagnóstico do novo coronavírus e evitar o contágio. A testagem também está sendo realizada em outras unidades do município, mas seguindo um cronograma preestabelecido pela Secretaria de Saúde. Neste momento, a prioridade é realizar os testes nos funcionários da área da saúde, que estão na linha de frente, e nos pacientes que apresentam sintomas mais graves da doença.
Trabalhando normalmente de casa, o prefeito José Luiz Nanci voltou a garantir que a testagem irá ajudar a identificar os casos confirmados, para que a Secretaria de Saúde possa dar prosseguimento às estratégias de isolamento das pessoas contaminadas.
“A pessoa pode levar de 2 a 14 dias, que é o período de incubação do vírus, para começar a apresentar os sintomas. Por isso é importante a identificação o quanto antes, para que o paciente infectado não transmita a doença para outros”, explica o prefeito.
Autor: Ascom
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados