Início > Fazenda > Saldo positivo na primeira semana do Concilia

Saldo positivo na primeira semana do Concilia

Publicado em:  30/11/2018

A primeira semana do Concilia São Gonçalo foi um sucesso com cerca de 3000 atendimentos nos cinco dias de funcionamento até agora. O programa começou na última segunda-feira (26) e vai até o dia 19 de dezembro, inclusive aos sábados e domingos, das 9h às 19h, no Partage Shopping, no Centro. O contribuinte que participar, poderá receber desconto de até 100% nos encargos moratórios, válidos no pagamento de Imposto Sobre Serviço (ISS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Coleta de Lixo (TCL). Assim como, fazer a quitação da dívida com isenção de juros.

O saldo positivo da primeira semana superou as expectativas dos organizadores e responsáveis pelo projeto. A previsão é de um aumento na demanda aos finais de semana, logo, o número dos contribuintes só tende a aumentar. Portanto, uma das responsáveis pelo programa, Drª Maria Irene da Rocha Cruz, procuradora da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, informou que mais pessoas estão sendo treinadas para trabalhar.

“Foi um grande avanço para nós da prefeitura conseguir realizar esse evento. Superou as expectativas e todos os dias estão cheios, com uma média de 500 pessoas por dia. Teve dias que precisamos passar um pouco do horário para atender a demanda. Por isso estamos treinando mais oito funcionários para atender uma demanda maior que deve acontecer nos finais de semana e nos últimos dias do programa”, afirma.

Ainda complementa que todos os dias um juiz na parte da manhã e outro na tarde para resolver situações de maior profundidade. Sendo que a partir de amanhã, um membro da defensoria pública estará disponível, também, no local.

Em relação ao atendimento, não houve reclamações. O processo de atendimento dura em torno de 10 minutos. Algumas vezes demorando mais por pessoas chegarem com várias inscrições por ter mais de um imóvel e/ou taxa para resolver. Quem chega ao local passa por uma triagem no 2º andar, onde são distribuídas as senhas, e segue para as mesas de atendimento, com 58 guichês disponíveis, no 3º andar.

A recepcionista, Solange Oliveira, de 42 anos e moradora de São Gonçalo, descobriu há pouco tempo uma dívida em aberto e correu para resolver quando descobriu que ia acontecer o programa: “Possuía uma dívida em aberto do ano de 2012, com a divulgação do Concilia, percebi que era uma chance de quitar e ainda conseguir um desconto. O programa me ajudou a negociar esses débitos. Tentei uma melhor condição dentro da minha faixa de salário para ficar em dia”, conta.

O projeto garante que os créditos tributários consolidados poderão ser pagos à vista ou parcelados, com redução de encargos moratórios da seguinte maneira: quitação da dívida à vista terá redução de 100% dos encargos; parcelamento em até seis vezes, 80%; entre 7 e 12 vezes, 70%; entre 13 e 18 vezes, 60%; entre 19 e 24 vezes, 50%. Contudo,o prazo máximo de atraso para o pagamento das parcelas é de 30 dias. Se houver descumprimento do acordo de conciliação por parte do requisitante, os créditos serão exigidos pelo seu valor total e originário, com todos os acréscimos legais, descontados apenas os montantes pagos durante o período em que foi cumprido.

O colaborador que participar do programa basta levar o documento em original e cópia de identidade, CPF, comprovante de residência e carnê.

Autor: Raquel Muniz