Saúde e Defesa Civil
Novo PAM Coelho deve ser entregue à população em maio
03/05/2025
Os pacientes que estão acamados ou internados por problema de saúde precisam de cuidado especial na higiene oral, e pensando nisso, o Serviço de Atendimento Domiciliar (Sad) inseriu na equipe o serviço de odontologia. Ao dia, a dentista realiza, em média, visita a 12 pacientes, totalizando cerca de 200 atendimentos por mês.
“O Sad é um projeto que atende cerca de 400 pacientes e esse serviço é essencial para o cuidado e promoção da saúde por completo”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.
Instrução de higiene oral, remoção de tártaro e prevenção são alguns dos trabalhos realizados pela equipe. Segundo a dentista, boca seca e falta de higienização regular dos dentes criam um ambiente propício para a proliferação de bactérias na cavidade bucal.
“Alguns pacientes tem dificuldade de realizar a escovação, então oriento o cuidador qual é a melhor forma de realizar o procedimento. As infecções bucais podem agravar o estado geral do paciente, por isso é de extrema importância dar atenção à higiene e prevenção”, explica a dentista Mônica da Motta Pereira.
Paciente do Sad há oito meses, Fernando Marinho, 47 anos, morador do Porto Velho, era segurança noturno quando teve um acidente vascular cerebral (AVC). Cadeirante e com o lado esquerdo paralisado, ele faz tratamento com fonoaudiólogo, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, médico, enfermeiro e dentista.
“Ele faz tratamento com várias especialidades do Sad e, agora, com a dentista. Ele quebrou a prótese quando teve o AVC e estava usando o dente colado. Agora ganhou uma nova prótese e voltou a sorrir. Isso está sendo excelente pra autoestima dele “, explica a esposa, Patrícia Marinho.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados