Início > Educação > Sábado Letivo reúne alunos e familiares nas escolas em São Gonçalo

Sábado Letivo reúne alunos e familiares nas escolas em São Gonçalo

Publicado em:  29/04/2019

As Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo realizaram, no último sábado (27), uma programação especial, o Sábado Letivo, que devido à proximidade da Páscoa teve como tema “Páscoa Solidária”. As unidades prepararam diversas atividades para receberem a comunidade escolar. Foram realizadas dinâmicas incentivando o exercício da solidariedade, assim como palestras a partir deste tema.

“Os Sábados Letivos fazem parte do Calendário Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino e são, na realidade, dias letivos de produção, de atividades pedagógicas e de integração de ações junto à comunidade escolar. São oito Sábados Letivos distribuídos no Calendário 2019, que possibilitam a presença e atuação da comunidade escolar na rotina estudantil”, explica a secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

A Escola Estadual Municipalizada Carlos Maia, no bairro Porto Velho, foi uma das participantes do projeto no último sábado. Além de palestras e brincadeiras, a escola preparou um bazar solidário, com doação de roupas, calçados, brinquedos, bijuterias, entre outros itens que ficaram à disposição de todos os participantes. No final da programação, todos puderam participar de uma confraternização, onde foi servida uma deliciosa sopa.

Na Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, em Alcântara, também foram realizadas diversas atividades com a comunidade escolar. As crianças fizeram apresentações alusivas ao tema e a programação contou ainda com a participação do Padre Daniel, da Igreja São Pedro de Alcântara, e da cantora Dá, da Igreja Presbiteriana. Foi um dia de união pela solidariedade e pela paz.

O próximo Sábado Letivo será realizado no dia 11 de maio, com o título “Quem ama Cuida”. “Na programação de maio, nossa sugestão é que as ações pedagógicas sejam relacionadas à família, ao cuidado com as pessoas que estão próximas e com o lugar em que se vive. Quem ama cuida do outro e do lugar. Sugerimos observar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, tornando as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”, afirma a subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra.

Autor: Selma Nogueira