Início > Educação > Sábado Letivo encerra primeiro semestre com festa julina na Semed

Sábado Letivo encerra primeiro semestre com festa julina na Semed

Publicado em:  15/07/2019

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Gonçalo realizou, no último sábado (13), o Sábado Letivo. Com uma grande festa julina, na própria sede, no bairro Mutondo, a Semed comemorou, ao lado de alunos e corpo docente da Rede Municipal de Ensino, o encerramento do 1º semestre do ano letivo de 2019.

O evento contou com a participação das 117 escolas da rede, além de 34 unidades conveniadas. Durante todo o dia, para alegria dos convidados, 16 escolas se apresentaram om danças típicas de várias regiões do Brasil, alusivas às festas juninas. O destaque foi a participação dos alunos da Educação Inclusiva, pois todas as escolas que mostraram suas danças, incluíram estudantes com necessidades especias, que através da arte se integraram de forma natural ao evento. Por meio da dança, eles passam a ter consciência do próprio corpo, desenvolvem sua criatividade e sociabilidade e trabalham a autoestima.

Com diversas barracas montadas na sede da Semed, os alunos receberam gratuitamente maçã do amor, pipoca, guaraná natural, sanduíches e cachorro-quente. À disposição dos estudantes tinha pula-pula e contação de histórias. Foi uma ação dos profissionais da Educação preparada com muito carinho para os alunos da Rede Municipal de Educação e seus pais e responsáveis.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo: “Foi a primeira grande festa realizada na própria sede da Educação, com todas as escolas da rede e conveniadas envolvidas, para realização deste evento. As crianças estão felizes e nós da Semed também, pela adesão das unidades de ensino com seus profissionais, alunos e seus pais. Agradeço ao 7º Batalhão de Polícia Militar, à Guarda Municipal e principalmente ao prefeito José Luiz Nanci, por nos permitir essas realizações em prol da Educação no nosso município de São Gonçalo”, finalizou o secretário.

A subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra, agradeceu aos diretores as equipes diretivas e a todos os profissionais da Educação que se empenharam para o sucesso do evento. “Foi muito trabalho e agora é grande a felicidade pelos resultados. Tudo foi preparado com muito amor e carinho para compartilhar a alegria e colorir ainda mais a vidas dos nossos estudantes, que apresentaram suas danças com tamanha dedicação e foi possível ver no olhar delas a felicidade estampada, isso nos dá animo para cada vez mais lutar por uma Educação de qualidade”, declarou Gisele.

Os Sábados Letivos fazem parte do Calendário Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino e são, na realidade, dias letivos de produção, de atividades pedagógicas e de integração de ações junto à comunidade escolar. São oito Sábados Letivos distribuídos no Calendário 2019, que possibilitam a presença e atuação da comunidade escolar na rotina estudantil.

As escolas que se apresentaram durante o evento e contagiaram o público com suas danças foram: E.M. Darcy Ribeiro, Ciep 051 Anita Garibaldi, E.M. Pastor Mauro Israel Moreira, E.M. Margarida Rosa Marques Galvão, Ciep 414 Tarso de Castro, E.M. Alfredo de Freitas Dias Gomes, E.M. Maria Amélia Aires Ferreira, E.M. Mario Quintana, Colégio Municipal Ernani Faria, E.M. Doutor Armando Leão Ferreira, E.M. Professora Marlucy Salles de Almeida, E.M. Luiz Gonzaga, E.E.M. Professora Maria da Gloria Borges Leite, E.M. Heráclito Fontoura Sobral Pinto, Quadrilha Tico e Teco, formada por alunos da Rede Pública Municipal de Educação de São Gonçalo.

Fonte: Semed