Início > Assistência Social > Sábado dedicado à cidadania em São Gonçalo

Sábado dedicado à cidadania em São Gonçalo

Publicado em:  01/04/2023

Serviços sociais e de saúde são oferecidos à população

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Assistência Social, realizou mais uma edição do projeto Cidadania Itinerante neste sábado (1º). A ação reuniu mais de 300 pessoas na Rua Nazário Machado, no bairro Pacheco, que tiveram acesso gratuito a diversos serviços de assistência e saúde.

Na primeira edição do mês de abril, o secretário de Assistência Social, Ednaldo Basílio, falou sobre a quantidade de pessoas que o projeto já atendeu e beneficiou.

“O Cidadania Itinerante trabalha muito com a questão de dar dignidadea para as pessoas mais vulneráveis da nossa cidade. Já atendemos a mais de 50 mil pessoas desde a primeira edição do projeto e continuaremos com as ações por todo o canto do município. Hoje, as pessoas ficam aguardando o evento, perguntando quando terá no bairro delas”, disse.

A dona de casa Carmem Cesário, de 36 anos,  aproveitou o evento para se arrumar para um dia especial. “Aproveitei a oportunidade para fazer alguns exames, mas amanhã é meu aniversário, vou cortar o cabelo e fazer as unhas.  A gente tem que se cuidar, ainda mais em um dia especial. Já liguei e pedi ao meu esposo para trazer a minha mãe. Ela toma a vacina da covid e já se embeleza também ”, brincou.

Ao longo da realização do Cidadania Itinerante são oferecidos diversos serviços à população como orientação jurídica, instruções sobre o CRAS, isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade, orientação ao combate à violência contra as mulheres, verificação sobre o direito à tarifa social da Enel e da Águas do Rio, corte de cabelo, manicure e recreação infantil. Servidores da Secretaria de Saúde também atuam na ação oferecendo aferição de pressão e odontomóvel.

Semanalmente, a Prefeitura de São Gonçalo divulga no site e nas redes sociais o local onde vai ser realizado o Cidadania Itinerante.

Foto: Julio DIniz