Início > Guarda Municipal > Ronda Escolar tem saldo positivo em 2021

Ronda Escolar tem saldo positivo em 2021

Publicado em:  31/12/2021

Mais de 50 escolas municipais e 34 estaduais receberam auxílio dos guardas municipais

Mais 50 unidades escolares municipais e 34 estaduais em São Gonçalo foram atendidas pelo Grupamento de Ronda Escolar (Gere) da Guarda Municipal, neste ano de 2021. As rondas, que acontecem uma vez por semana, tem como objetivo diminuir o índice de violência escolar e social, identificando crianças e adolescentes em situação de risco ou abandono, dentro e fora das escolas.

Durante as atividades oferecidas às crianças, foram atendidas 12 unidades escolares com apresentações do “Teatro de fantoche”, utilizando linguagem lúdica para crianças da educação infantil, abordando temas como trânsito e convivência; o “Projeto Papo Reto”, debatendo sobre assuntos de violência e respeito, e convivência harmônica em grupo; “Projetos Momentos do Saber”, com palestras sobre orientações no trânsito. Ao todo, 258 estudantes participaram das ações oferecidas pelo Gere.

O grupamento também realizou palestras no curso de formação do município de Rio das Ostras para 51 agentes da Guarda Municipal e também atuou na formação da Patrulha Maria da Penha em Guapimirim. Os agentes também foram convidados para palestrar no 1⁰ Seminário da Ronda Escolar no município de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Neste ano, o grupamento enfrentou algumas dificuldades, como a pandemia da Covid-19. As unidades de ensino não puderam oferecer aos alunos do município aulas presenciais, tendo que se adaptar ao estilo remoto. Mesmo com o retorno das aulas presenciais, a baixa frequência dos estudantes nas unidades de ensino cooperou para realização de alguns projetos do grupamento.

“Muitas crianças e adolescentes não voltaram ao presencial e a nossa preocupação, enquanto zeladores de sua integralidade, nos impossibilitou de ter acesso. Alguns casos nos impactaram, mesmo com ensino remoto recebemos pedidos de socorro por parte dos alunos aos professores, dizendo sofrer abusos e violência doméstica. Tais fatos foram relatados ao Conselho Tutelar e, em parceria, solucionados”, disse a coordenadora do Gere, Andrea Rosa.

A Ronda Escolar também trabalha em conjunto com parcerias público-privadas junto ao Ministério Público,Conselho Tutelar e Saúde Mental, realizando palestras sobre trânsito, violência, uso e abuso de substâncias entorpecentes.

Ronda Escolar – A Guarda Municipal (GM) de São Gonçalo conta com o apoio da Ronda Escolar, em ações diurnas pela cidade. Os agentes da Ronda realizam patrulhamento no entorno das unidades escolares e, caso seja necessário, orientam como proceder em ocorrências no que tange ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Com o patrulhamento preventivo junto à direção das unidades, a GM preserva a dignidade e os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, identificando os que se encontram em situação de risco social, os que são vítimas de maus tratos e de abuso sexual.

Foto: Julio Diniz