Início > Guarda Municipal > Ronda Escolar realiza ciclo de palestras para capacitação na próxima semana

Ronda Escolar realiza ciclo de palestras para capacitação na próxima semana

Publicado em:  17/07/2019

Na próxima terça-feira (23), a Guarda Municipal de São Gonçalo, através do Grupamento de Ronda Escolar (GERE), realizará um ciclo de palestras na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no Centro. Com o tema “Ronda Escolar: Desafios, Inovação e Qualificação”, o evento acontecerá das 8h às 17h. O objetivo é trazer mais uma qualificação aos guardas municipais do município e atualizá-los perante as leis.

“Estamos disponibilizando aos agentes da Guarda Municipal, Ronda Escolar e da Romu a participarem de uma formação continuada, onde orientaremos alguns aspectos da legislação, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pontuações da justiça restaurativa. Todos os anos realizamos esses eventos de especialização. Nós da Ronda Escolar realizamos um trabalho preventivo que evite a criança chegar até o crime e se já estiver, resgatá-la. Portanto, nosso foco é apresentar isso a aqueles que não tem o contato direto, promover a capacitação dos guardas municipais, como se fosse uma atualização profissional e uma proteção na vida dos jovens de São Gonçalo”, explica Andrea Rosa, coordenadora do GERE.

O GERE, desde 1998, vem atuando nas escolas de forma preventiva, implementando uma cultura de paz, através de um olhar humanizado, com rondas diárias para coibir qualquer ato infracional cometido pelos alunos ou contra eles, dando suporte à direção das escolas. O intuito é de garantir os direitos constitucionais e fundamentais dos alunos e de seus respectivos responsáveis.

O evento é aberto ao público e GM de outras localidades. Não há necessidade de inscrição antecipada para participar. Ao final, interessados receberão um certificado de comparecimento por e-mail.

A Escola Municipal Presidente Castelo Branco está localizada na Rua Carlos Gianelli, s/n, Centro – SG.

Programação:

8:00 – 08:30 Chegada

08:30 – 09:30 Justiça Restaurativa – Drª Renata Cordeiro

09:40 – 10:40 Trafico e usuário de drogas – Major Nogueira

10:50 – 11:50 Uso e abuso de substância psicoativa – Drª Michele Santos

11:50 – 12:50 Almoço

13:00 – 14:00 Feminicídio/Lei 13.104/15 – Subsecretária Andrea

14:10 – 15:10 Lei nº 10.216/01 – Profª Cristina Delou (UFF)

15:10 – 16:40 Atualização do Eca – Natália (UFF)

16:40 – 17:00 Entrega de Certificados – GM Andrea

Autor: Raquel Muniz