Início > Guarda Municipal > Ronda Escolar realiza capacitação em Teresópolis

Ronda Escolar realiza capacitação em Teresópolis

Compartilhe isso:


Publicado em:  12/08/2019

Na última semana, o Grupamento Especializado de Ronda Escolar (GERE) da Guarda Municipal de São Gonçalo participou de uma ação de capacitação e instrução em conjunto com o Grupamento de Ronda Escolar de Teresópolis. Com o nome “Legal é ser Legal no Trânsito”, a ação aconteceu na Escola Municipal Belkis Frony Morgado, em Teresópolis, e contou a participação de guardas dos dois municípios realizando atividades lúdicas e teatro de fantoches para 300 alunos de escolas públicas. O objetivo foi trocar experiências e implementar mais ferramentas de ensino nos moldes do trabalho da Ronda Escolar com suas crianças. 

A coordenadora do GERE de São Gonçalo, Andrea Rosa, explica qual a importância dessa qualificação para os agentes e que o grupamento já prestou mais de 50 cursos a outras guardas de municípios vizinhos. “Mais uma vez estamos levando a outras cidades o nosso trabalho aqui no município. Essa capacitação foi importante para que a guarda de Teresópolis inclua novas atividades lúdicas, como o teatro de fantoches, para os alunos da rede municipal, já que através delas é possível abordar assuntos sérios com as crianças para que elas cresçam seres humanos mais conscientes e harmoniosos. Ensinamos como haver uma convivência sem violência, sobre a segurança no trânsito e outros assuntos, mas todos de forma diferente e interativa, lançando assim, desde os anos iniciais, a semente de uma cultura de paz no coração. É sempre um prazer continuar formando e capacitando parceiros em todo estado do Rio de Janeiro.”, esclarece. 

O GERE, desde 1998, vem atuando nas escolas de forma preventiva, implementando uma cultura de paz, através de um olhar humanizado, com rondas diárias para coibir qualquer ato infracional cometido pelos alunos ou contra eles, dando suporte à direção das escolas. O intuito é de garantir os direitos constitucionais e fundamentais dos alunos e de seus respectivos responsáveis. 

O evento contou com a participação de uma equipe da Ronda Escolar de São Gonçalo e de Teresópolis, com seus respectivos responsáveis; a Inspetora de Teresópolis, Jania Gonçalves; o subsecretário e comandante da GM, Gil Wellington, e o secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, ambos do município de Teresópolis. 

Autor: Raquel Muniz
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content