Início > Guarda Municipal > Ronda Escolar realiza ação de conscientização em escola no Colubandê

Ronda Escolar realiza ação de conscientização em escola no Colubandê

Publicado em:  17/04/2019

O Grupamento Especializado de Ronda Escolar (GERE) da Guarda Municipal de São Gonçalo realiza diversos projetos em escolas do município. Na última terça-feira (17) aconteceu o projeto “Papo Reto” no Colégio SEFOC (Sistema de Ensino Formando Cidadãos), no Colubandê. A ação, voltada para alunos do 6º ao 9º ano da escola, discutiu os temas “Bullying, Violência e Respeito”.

O projeto faz parte do programa “Escolas da Paz” e procura de forma mais pedagógica e informal, dar um conhecimento aos alunos adolescentes acerca dos problemas apresentados desta temática. Assim como, conscientizar sobre a importância de viver, estar e permanecer imersos em uma cultura de paz e “não violência”, sendo, também, multiplicadores desta ideologia em busca de uma sociedade mais fraterna, ordeira e menos violenta.

“O Papo Reto surgiu de um curso realizado no MPRJ. Em resumo, esse projeto se enquadra dentro das mediações de conflitos existentes no âmbito escolar, onde a equipe se coloca ao lado dos sujeitos envolvidos, analisando o contexto e a possível origem do problema. Para assim, levar a reflexão acerca do ocorrido, auxiliando e conduzindo-os a classificação das questões e buscando soluções”, explica Andrea Rosa, coordenador do GERE.

A atividade reuniu 84 alunos de 11 a 15 anos que aprenderam como lidar com esses temas de grande frequência no cotidiano escolar. Um dos apresentadores deste projeto ontem e membro do GERE, Marcio Matos, conta sobre a experiência e importância desta proposta.

“A ideia é fazer uma aproximação das forças de segurança pública com a comunidade. Trabalhar nas escolas vários temas de relevância atual. Esse foi sobre bullying e violência, mas também trabalhamos com prevenção do uso de drogas, sobre o trânsito, violência doméstica e contra mulher, entre outros. Queremos permitir que esses jovens se conscientizem sobre esses cidadania, respeito e valores que vem se perdendo ao longo do tempo. Importante para construir uma sociedade mais justa e menos violenta”, ressalta.

A Ronda Escolar já possui cinco projetos ativos que são: “Momentos de Saber”, teatro de fantoche, “Motoristas do Amanhã”, “Papo Reto”, “Sinal Verde” e “Vem que Tem”. Além disso, neste ano de 2019 pretende inserir mais três no cronograma: o “Patrulheiros Maria da Penha”, uma capacitação para identificar a violência doméstica, o GERE- Ação e o projeto “Anjo da Guarda”, que é uma mudança no paradigma de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Autor: Raquel Muniz