Início > Assistência Social > Roda de conversa e acolhimento no Centro de Referência do Autista

Roda de conversa e acolhimento no Centro de Referência do Autista

Publicado em:  28/02/2024

Educação de São Gonçalo incentiva encontros com os pais no CRMA

Pensando no bem-estar dos responsáveis pelos atendidos no Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício Faria, no Centro, a unidade promoveu, nesta quarta-feira (28), a primeira roda de conversa com o subsecretário da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Assistência Social, Evangelista Ubirajara. O evento teve como objetivo trocar experiências com mães e pais no momento em que aguardam os filhos nas terapias.

A iniciativa partiu da unidade que, percebendo o interesse das mães, resolveu marcar estes encontros com pessoas que convivem com a deficiência para conversas e acolhimento. De acordo com a diretora, Ana Carla Macedo, esses momentos são primordiais para a rede de apoio do autista.

“Assim, é possível fazer com que eles vejam vivências que sejam semelhantes à vida deles. Estamos fazendo uma vez por mês uma roda de conversa com pessoas bem-sucedidas que tiveram questões parecidas com as deles, para que os responsáveis se fortaleçam”, disse a diretora.

Eliane Lima é mãe do Jean Caleb, de 8 anos, que é atendido há dois anos na unidade. Ela conta que desde que iniciou o atendimento, já percebeu muita evolução no filho. Para ela, que acompanha todas as terapias e fica aguardando, ter este momento para conversar e desabafar, é muito importante.

“Trazer o meu filho para cá foi um afago no meu coração. Os profissionais daqui são muito carinhosos, o local é bonito e serve um lanchinho muito bom para as crianças. O Jean chegou sem nem conseguir entrar na sala, agora ele entra, conhece os profissionais, faz as terapias. Eu estou adorando a roda de conversa. Às vezes só um sorriso, uma conversa, uma história que você ouve, já fazem muito bem”, afirmou a mãe.