Início > Cultura e Turismo > Reunião virtual sobre Lei Aldir Blanc promove transparência e organização

Reunião virtual sobre Lei Aldir Blanc promove transparência e organização

Compartilhe isso:


Publicado em:  22/06/2020

Realizada neste sábado (20/06), a reunião virtual do Fórum Municipal de Cultura de São Gonçalo foi palco de importantes debates, esclarecimentos e destacou a pré-disposição de artistas, produtores de cultura, sociedade civil e órgãos municipais de que tudo seja feito com a máxima transparência e organização. Representantes do Conselho Municipal de Cultura de São Gonçalo (CMC-SG), da Secretaria de Turismo e Cultura do município também estiveram presentes.

Durante três horas foi discutido o pagamento do auxílio emergencial a artistas e produtores de cultura da cidade, através de recurso no valor de R$ 6.382.000,00, destinado pela recém-criada Lei Aldir Blanc, que ainda depende de sanção da Presidência da República.

Entre comentários, perguntas e esclarecimentos, os convidados da mesa virtual, Carlos Ney Ribeiro (secretário municipal de Turismo e Cultura), Angélica Maria (presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Gonçalo e articuladora do Fórum Permanente de Dança de São Gonçalo) e Cleise Campos (conselheira estadual de Política Cultural e atriz Bonequeira) tiraram dúvidas, expressaram projeções e aprofundaram discussões como a forma de seleção dos artistas; como será feita a fiscalização, entre muitos outros pontos.

“Um grupo de trabalho com representantes de coletivos culturais da sociedade civil, do CMC-SG e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura está sendo formado para acompanhar e oferecer transparência para a sociedade durante todo o processo”, afirmou o secretário Carlos Ney Ribeiro.

TRANSPARÊNCIA – Todas as informações sobre a Lei Aldir Blanc e demais assuntos pertinentes à Cultura Gonçalense podem ser encontrados na página do CMC-SG pesquisando por @conselhodeculturadesaogonçalo (Facebook).

Todo conteúdo também é publicado no site e redes sociais da Prefeitura de São Gonçalo, veículos de imprensa, portais de notícias, entre outros.

A reunião deste sábado foi a primeira realizada pelo Fórum Municipal de Cultura de São Gonçalo, órgão vinculado ao Conselho Municipal de Cultura, de acordo com o Artigo 8°, Inciso 3°, da Lei Nº 569/2014, do Sistema Municipal de Cultura.

“Conseguimos reunir cerca de 100 pessoas online durante toda reunião. A participação de todos os interessados é muito importante para nos organizarmos. As informações oficiais sobre todo o processo estão sendo devidamente publicadas em vários meios de comunicação. A ideia é que todos se unam nesse momento para contribuir e ajudar a disseminar essas informações”, explica a presidente do CMC-SG, Angélica Maria.

O cadastro para inscrição será liberado para artistas e equipamentos culturais na próxima semana. Após a liberação, serão divulgadas orientações e publicações de editais em Diário Oficial.

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content