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Regulação amplia canal de comunicação com gonçalenses

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Publicado em:  29/06/2025

Pacientes devem salvar o número da central e responder mensagens

Para facilitar os pacientes que aguardam o agendamento de consultas, a Central de Regulação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo começou a enviar mensagens por whatsapp. E, por isso, vai um recado muito importante! Os gonçalenses devem salvar o número da Central de Regulação em seus telefones. O número é (21) 3195-5198.

     A Central de Regulação envia a primeira mensagem por whatsapp informando que é de uma unidade de saúde onde a consulta será realizada. Na mesma mensagem, há a pergunta se aquele número é do paciente e se a Central pode continuar o agendamento por ali. Caso o paciente confirme, o agendamento é realizado através das mensagens.

     Caso a pessoa informe que não é o paciente ou não responda a mensagem, a Central de Regulação entrará em contato através da ligação tradicional para o agendamento. A Central faz três tentativas. Caso não atenda, na terceira tentativa ele é excluído da fila e é necessário voltar ao posto de saúde próximo a sua residência.

     “As mensagens são automáticas e podem chegar a qualquer hora do dia, inclusive de madrugada. Por isso, fiquem atentos. Salvem o número, confiram e deem prosseguimento ao agendamento assim que puderem. O paciente também vai precisar confirmar algumas informações antes de continuar. Não precisam ficar preocupados. Não é golpe”, explicou a subsecretária interina da Central de Regulação, Carolyne Pastor.

     Por enquanto, os agendamentos dos exames continuarão sendo realizados através das ligações. Também são três tentativas. “Temos muita dificuldade dos pacientes atenderem as ligações. São muitos telefones inexistentes, outros que as pessoas não atendem e continuam na fila porque os servidores não conseguem a comunicação devida”, contou a subsecretária interina.

     Além das mensagens de agendamentos das consultas, a Central de Regulação também realiza pesquisa de satisfação com os pacientes que já passaram por alguma consulta ou exame através das mensagens por whatsapp.

     É importante salientar que os contatos telefônicos de quem aguarda agendamento de consultas e exames podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde municipal. “É essencial que os telefones deixados sejam de pessoas que têm o costume de atendê-los ou de olhar as mensagens. Caso contrário, os pacientes continuarão perdendo os agendamentos”, concluiu Carolyne.

Autor: Ascom

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