Início > Saúde > Reforço no combate à hanseníase em São Gonçalo

Reforço no combate à hanseníase em São Gonçalo

Publicado em:  03/02/2017

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realizou uma série de encontros em 10 unidades do município, destacando o Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Através da Subsecretaria de Atenção Básica, foram oferecidos cafés da manhã, palestras, exposições e panfletagens para os usuários das unidades, com o intuito de conscientizar a população sobre a doença, que tem cura e seu tratamento pode ser feito, gratuitamente, na rede pública de saúde.

Uma dessas ações foi realizada na Clinica Municipal Gonçalense, que fica na Rua Dr. Alfredo Backer, 358, no bairro Mutondo, onde foram realizados um café da amanhã e palestras explicativas sobre a doença.

“Foi muito interessante ver as pessoas interessadas em se informar sobre os riscos da doença. E o nosso dever é oferecer esse suporte. Aqui na clínica, nós estamos seguindo a orientação do prefeito de humanizar os atendimentos ao máximo”, explica Aline Fernandes, diretora administrativa da Clínica Gonçalense do Mutondo.

Na opinião da aposentada Arlete da Silva Mattos, 79 anos, “a palestra foi maravilhosa e demonstra a preocupação do prefeito com a saúde dos gonçalenses. Sempre venho me tratar nesta clínica e achei muito importante essa iniciativa”, concluiu.

Além dos cafés da manhã, as palestras realizadas nas 10 unidades de saúde tiveram o tema Educação e saúde na sala de espera. Os eventos também contaram com exposição de fotos e panfletagens.

A coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase em São Gonçalo, Josefa Genuíno, ressaltou a importância da iniciativa para as famílias, principalmente para quem tem algum parente com a enfermidade.

”Ações como esta se mostram muito eficazes quanto à divulgação da doença e também servem para desmistificar o tratamento e o preconceito ainda existente. Esse trabalho é realizado durante o ano todo em praças, escolas, entre outros locais públicos”, destaca Josefa.

A doença no Brasil – Segundo país com maior número de casos no mundo, atrás apenas da Índia, o Brasil tem registrado queda progressiva nos índices do agravo. Mesmo assim, em 2015, foram notificados 28 mil novos casos de hanseníase. O número alto indica que a transmissão da doença continua ocorrendo de forma intensa.

“Transmitida por meio das vias respiratórias, ou seja, tosse e espirro, a pessoa doente que não realiza tratamento é a principal forma de contágio”, avisa o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.

Apoio – Pensando nas crianças que foram acompanhar pais e avós na ação, a direção da Clínica Gonçalense do Mutondo também ofereceu aplicação de flúor e limpeza no setor de odontologia, com a atuação do dentista Mateus Camargo.

Foto: Ricardo Precioso