Uma rede de acolhimento e valorização do empreendedorismo e autonomia feminina. Essa é a Rede Lidera Mulher, fruto do projeto Lidera Mulher, realizado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A rede formada por artesãs e profissionais das áreas de gastronomia e beleza garante o investimento e ampliação dos empreendimentos femininos em São Gonçalo. E na tarde desta quarta-feira (17), as empreendedoras participaram de atividades e palestras sobre a importância da rede de articulação em um empreendimento próprio.
“Todas as nossas ações são realizadas de forma colaborativa. A partir do Lidera entendemos a importância de nos articularmos em rede, apoiando mutuamente os projetos desenvolvidos, realizando parcerias e investindo nos sonhos de cada uma dessas mulheres”, ressaltou Paola Souza, antropóloga e idealizadora do projeto Lidera Mulher.
Em 2015, mais de 40 milhões de famílias brasileiras eram chefiadas por mulheres, segundo o estudo “Mulheres chefes de família no Brasil: avanços e desafios”. O encontro da rede contou com uma roda de conversa mediada pela assistente social Mariana Frizieiro, que falou para um público composto majoritariamente por mulheres que se adequam a esse perfil e que tem como fonte de renda principal o seu próprio empreendimento.
“Cada uma dessas mulheres é extremamente potente nas suas habilidades. Hoje nós falamos sobre autonomia financeira , elaboração de ações e estratégias de negócios. A ideia da rede é fundamental para auxiliar no processo de emancipação de cada uma delas”, disse Mariana Frizieiro, no auditório lotado de mulheres que participaram das duas primeiras turmas do Lidera, e as novas alunas da terceira edição do projeto, que começou na última semana.
Ana Marita, coordenadora da Feira da mulher Empreendedora de São Gonçalo (Femesg), que também colabora com a rede, destacou a importância de oportunizar ações que viabilizem o desenvolvimento de projetos voltados para geração de renda e autonomia feminina.
“Tudo na vida é aprendizado e oportunidade. Em cada projeto vemos os sonhos delas sendo colocados em prática. Por trás de cada projeto existe uma história de luta dessas mulheres”, disse.
Para o prefeito José Luiz Nanci, o poder público deve ter o compromisso de apoiar e fortalecer projetos como esse.
“Investir no trabalho das mulheres empreendedoras é potencializar o sonho de cada uma delas, além de contribuir na trajetória de autonomia e realização”, afirmou.
Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados