Início > Educação > Recreio dirigido estimula integração em escola de São Gonçalo

Recreio dirigido estimula integração em escola de São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  30/09/2025

Prática coletiva reduz conflitos e aprimora socialização

Para além de um simples intervalo, o recreio dirigido vem transformando a rotina escolar da Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, no bairro Porto do Rosa. A iniciativa busca promover a socialização entre os alunos, reduzir conflitos e estimular práticas de convivência saudável por meio de atividades orientadas. Para isso, a escola montou o Cantinho dos Jogos, onde os alunos brincam e se divertem.

O recreio dirigido tem se mostrado uma importante estratégia para promover a integração entre os alunos e reduzir os embates no ambiente escolar. Com essas atividades, os estudantes desenvolvem habilidades de cooperação, respeito e trabalho em equipe. Além disso, a proposta contribui para o uso saudável do tempo livre, estimulando o movimento e a criatividade e diminui episódios de indisciplina durante o intervalo.

“Eu percebi que na hora do recreio aconteciam muitos conflitos e falta de respeito entre os alunos, então nós pensamos nessa proposta de recreio dirigido, onde os professores participam também, com jogos educativos. A proposta deu muito certo e os recreios têm sido muito tranquilos e divertidos. Isso estimulou muito a socialização também, por terem jogos onde precisam de seis pessoas, os grupos cooperam mais”, afirmou a diretora Cristina Brito.

Para o aluno Fernando Costa, de 9 anos, o recreio dirigido foi uma ótima ideia. “Eu achei muito bom, eu adoro vir aqui escolher os jogos. Antes, o recreio não tinha muito o que fazer e agora a gente brinca e se diverte muito. Eu e meus amigos ficamos contando os minutos para descer para jogar”, afirmou.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content