Início > Semimd > Quiosque da Feira da Mulher Empreendedora é inaugurado

Quiosque da Feira da Mulher Empreendedora é inaugurado

Compartilhe isso:


Publicado em:  08/03/2017

A Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com deficiência de São Gonçalo aproveitou o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (08/03), e realizou a inauguração do novo quiosque da Feira da Mulher Empreendedora (Femesg), na Praça Doutor Luiz Palmier, no Rodo. Diversas Secretarias atuaram em conjunto durante o evento, que também teve apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cruz Vermelha, Ordem de Advogados do Brasil (OAB-SG) e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).

De acordo com a secretária da pasta, Marta Maria Figueiredo, o quiosque, que foi cedido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, irá funcionar nos dias de semana, de 9h às 17h. A Feira da Mulher Empreendedora continua sendo realizada toda quarta-feira, no mesmo horário, na própria Praça Luiz Palmier.

“O quiosque será utilizado diariamente pelas artesãs da feira, sendo que cada dia será ocupado por duas mulheres. Vamos fazer um sistema de escala para que todas possam usar o espaço para divulgar seu trabalho. Nas quartas, a feira acontece normalmente com cerca de 20 profissionais cadastradas”, explicou.

O evento teve apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, e contou com analistas do Sebrae esclarecendo dúvidas sobre empreendedorismo, profissionais do Centro Especial de Orientação à Mulher (CEOM), atendimento odontológico e orientação às mulheres que sofrem qualquer tipo de violência.

A delegada da DEAM de São Gonçalo, Debora Rodrigues, estava com equipe no local prestando esclarecimentos sobre os tipos de violência. Segundo ela, a denúncia é a arma mais importante da mulher.

“O trabalho de informação e divulgação serve para incentivar as mulheres a realizarem a denúncia. No último ano, o crime de violência sexual teve aumento em São Gonçalo. Estamos de portas abertas para prestar todo apoio necessário. A Prefeitura trabalha em conjunto conosco, através de ajuda jurídica e psicológica para as vítimas”, declarou a delegada Rodrigues.

Para o prefeito da cidade, José Luiz Nanci, o evento teve como intuito lembrar para as mulheres todos os direitos que elas conquistaram ao longo dos anos, rompendo com todos tipos de violência.

“Nosso objetivo é construir uma política pública de valorização da mulher. Estamos, hoje, inaugurando o quiosque da mulher empreendedora e contamos, também, com o CEOM Zuzu Angel, que presta todo tipo de assistência às mulheres vítimas de violência”, destacou Nanci.

Como participar

A Feira da Mulher Empreendedora conta, atualmente, com cerca de 30 mulheres, a maioria delas vítimas de violência. As interessadas em divulgar o artesanato através da feira devem procurar a Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, na Rua Uriscina Vargas, nº 36, Alcântara, das 9h ás 17h. O telefone para contato é o 3262-3702.

CEOM

O CEOM Zuzu Angel fica localizado na Rua Camilo Fernandes Moreira, s/n°, Neves. Quem precisar entrar em contato pode utilizar o telefone 3703-2109. Para prestar ocorrência, as mulheres vítimas de violência devem procurar a Deam, na Avenida 18 do Forte, n°578, Mutuá.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content