Início > Educação > Psicomotricidade para alunos dos Centros de Referência em Autismo

Psicomotricidade para alunos dos Centros de Referência em Autismo

Compartilhe isso:


Publicado em:  13/06/2023

Educação faz parceria com projeto Craque do Amanhã e Firjan Sesi

Com o objetivo trabalhar a consciência corporal da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e desenvolver habilidades esportivas, o projeto “Craque do Amanhã”, em parceria com a Firjan Sesi de São Gonçalo, está recebendo alunos dos dois Centros de Referência em Autismo do município e do Centro de Inclusão Municipal Helen Keller (CIM), para atendimentos de psicomotricidade, que acontecem em diversos ambientes da Firjan Sesi. Ao todo, 52 atendidos estão desenvolvendo suas habilidades, de acordo com suas necessidades e potencialidades.

Este é o primeiro passo para começar a introduzir o esporte de forma mais consistente para os atendidos no projeto. Na visão da diretora do Centro de Referência do Autista Marlene Felício Faria, Mônica Lacerda, é preciso, primeiro, passar pela psicomotricidade para que a pessoa se desenvolva plenamente, com consciência corporal, para então começar o trabalho específico com os esportes.

“A psicomotricidade trabalha com o corpo e o movimento, ela estimula todo o movimento corporal. Se o corpo não estiver correspondendo às ações, o cognitivo não funciona. Quando a criança está executando uma atividade motora, ela está se desenvolvendo e adquirindo mais confiança. A psicomotricidade trabalha o corpo, mas reflete na emoção, no comportamento, na interação social, na fala e na cognição”, disse a diretora.

Feliz com a animação do filho para entrar na aula, a mãe do pequeno Rafael, de 5 anos, Alessandra Bittencourt, contou que o filho está muito diferente desde que começou a ser atendido no Centro de Referência do Autista Marlene Felício Faria, no Centro. Para ela, a criança se desenvolveu muito e melhorou consideravelmente sua interação social. Hoje em dia, o menino conta os dias para chegar, tanto no atendimento na unidade quanto no projeto de psicomotricidade desenvolvido pelo projeto “Craque do Amanhã”, que é financiado pela Enel.

 “Ele ama o projeto, já chega no Centro de Referência querendo vir para cá, ele adora os atendimentos, fica contando os dias para vir.  Foi muito bom para ele porque ele já estava se saindo muito bem nos atendimentos e ele é apaixonado por esportes, aqui ele está no mundo dele. A iniciativa é maravilhosa, espero que continue assim e que chegue mais coisas boas para as crianças”, afirmou a mãe.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content