Início > Educação > PSE leva Saúde Bucal às escolas

PSE leva Saúde Bucal às escolas

Publicado em:  29/04/2019

Os estudantes da Rede Pública Municipal de São Gonçalo vêm recebendo orientações sobre saúde bucal, através de palestras realizadas por dentistas nas próprias unidades escolares. O trabalho é mais uma ação implementada pelo Programa Saúde na Escola, das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, que tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da Rede Pública de Ensino.

Nesta segunda-feira (29) as equipes formadas por dentistas e assistentes visitaram a Escola Municipal Pastor Mauro Israel Moreira, no Engenho do Roçado, e a Escola Municipal Oscarina da Costa Teixeira, no Jardim Catarina. Os profissionais orientaram os alunos sobre a escovação correta dos dentes, alimentação, higiene bucal, cáries, doenças da gengiva (gengivite, periodontite, aftas), placa bacteriana, bruxismo (ranger dentes) e causas do mau hálito. As crianças aprenderam a usar fio dental, pasta de dentes e tipos de escova.

A Subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra, resumiu a importância do trabalho com uma frase: “Se um olhar diz mais que mil palavras, imagina um sorriso!”.

“A proposta do Programa Saúde na Escola (PSE) é que todas as unidades participantes do PSE sejam contempladas com a Ação de Saúde Bucal. O trabalho está sendo realizado de forma gratificante, pois todas as boquinhas estão sendo cuidadas e os casos graves encaminhados”, afirma a coordenadora Tânia Almeida.

Autor: Selma Nogueira