Saúde e Defesa Civil
Novo PAM Coelho deve ser entregue à população em maio
03/05/2025
Mais de 100 mil pacientes foram atendidos nos seis primeiros meses deste ano no Pronto Socorro de São Gonçalo (PSC). A unidade realizou, no mesmo período, mais de 250 mil exames entre tomografias, raio x, eletrocardiogramas, endoscopias, sangue e urina.
Unidade de saúde da cidade que funciona no regime “porta aberta”, o pronto socorro vem recebendo uma série de obras de infraestrutura para oferecer um atendimento ainda mais rápido, eficaz e humanizado.
Nos últimos meses, o PSC ganhou obras de reforma e adequação nas enfermarias de clínica médica, ortopedia e coronariana, assim como nos setores de raio x, laboratório e cozinha.
O Instituto de Desenvolvimento, Educacional, Social, da Saúde e Profissional (Idesp), que administra o pronto socorro há um ano e dois meses, também construiu uma nova câmara mortuária e uma enfermaria de curta permanência, consertou o elevador e neste momento está concluindo as obras de uma terceira sala no centro cirúrgico, que irá aumentar o número de cirurgias eletivas (agendadas) e agilizar as de urgência e emergência.
Nos seis primeiros meses deste ano a violência levou até a unidade 54 pessoas baleadas. Outros 374 pacientes envolvidos em acidentes ou quedas com fraturas também deram entrada no PSC. “Com a nova sala cirúrgica o pronto socorro irá garantir mais agilidade no atendimento, principalmente nos casos de emergência”, garantem os cirurgiões.
Os médicos também ganharam consultórios individuais, que garantem maior conforto e privacidade no atendimento ao paciente. A unidade também recebeu um setor de acolhimento, com classificação de risco conforme determina o Ministério da Saúde.
“O pronto socorro está muito mudado, mais organizado e com médicos. Cheguei com a pressão quase a 20, fui prontamente atendida, medicada e agora estou aguardando o médico verificar o meu exame de sangue e eletrocardiograma. Estou muito satisfeita com o atendimento. Tinha uma impressão muito ruim daqui”, garantiu a cozinheira Rita de Cássia Oliveira, de 48 anos, moradora do bairro Porto da Pedra.
O pronto socorro de São Gonçalo, localizado no bairro do Zé Garoto, conta com cerca de 220 médicos entre clínicos, ortopedistas, cardiologistas, cirurgiões, intensivistas e anestesistas, além de enfermeiros e técnicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas.
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Divulgação
Notícias relacionadas
Mais Acessados