Início > Coronavírus > Pronto Socorro Infantil de SG continua sendo referência para tratamento do Covid-19

Pronto Socorro Infantil de SG continua sendo referência para tratamento do Covid-19

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/07/2020

Desde que foi inaugurado, há pouco mais de um mês, o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Pronto Socorro Infantil de São Gonçalo, no Zé Garoto, continua sendo referência no tratamento de crianças com suspeita do novo coronavírus nas Regiões Metropolitana e dos Lagos. Hoje a unidade cuida de pacientes de Covid-19 de Itaboraí, Maricá e São Pedro da Aldeia, mas sem deixar de atender os casos de urgência e emergência que entram no hospital 24 horas por dia.

Acompanhada da sua boneca Juliana e da mãe Fernanda Mara, a pequena Lorena Lopes, de 5 anos, foi para o pronto socorro após buscar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, em Maricá. Ela apresentou síndrome gripal e estava com saturação baixa. Após ser estabilizada, foi transferida para São Gonçalo. Chorosa, Lorena quer ir para casa.

“Estou com saudades de casa. Quero melhorar logo para ir embora”, disse a pequena à equipe médica.

No leito ao lado, no colo da mãe Sabrina Souza Paes, estava Emanuelle Souza, de apenas 1 ano. Ela chegou no pronto socorro na noite da última segunda-feira vinda do município de São Pedro da Aldeia. Com síndrome respiratória grave, a bebê está no oxigênio e sendo medicada com antibióticos. “Só tenho a agradecer a Deus e a toda equipe do hospital. Minha filha e eu estamos sendo muito bem cuidadas”, garante Sabrina.

Na enfermaria, no entanto, estava Roberto Levi, de 2 anos e 3 meses, vindo de Itaboraí. Acompanhado da avó Josepha Santana, o paciente vem se recuperando bem de acordo com os médicos. Roberto recebeu os primeiros atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Manilha e em seguida foi transferido para o Pronto Socorro Infantil de São Gonçalo no último dia 30 de junho.

Além dos casos de suspeita de coronavírus, o Pronto Socorro Infantil continua atendendo os casos de urgência e emergência que chegam à unidade diariamente. Hoje a unidade tem oito pacientes em suas enfermarias, entre eles, a pequena Jamille Santos, de 5 anos, internada após a confirmação de uma infecção bacteriana grave. A pequena vem se tratando com antibiótico venoso e seu quadro de saúde é estável.

“Eu já conhecia o Pronto Socorro Infantil de São Gonçalo. Não pensei duas vezes quando ela passou mal, vim direto pra cá”, informou a mãe da Jamille, Ayanne Cristina dos Santos, moradora do bairro Aldeia da Prata, em Itaboraí.

E, no final da tarde desta quarta-feira (1), um outro paciente com suspeita de ter contraído o coronavírus foi transferido do Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubande, para o CTI do Pronto Socorro Infantil. O paciente é da cidade de Itaboraí.

Autor: Alex Alves
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content