Início > Planejamento e Projetos Especiais > Projetos de São Gonçalo no Guia do IAB para a Agenda 2030

Projetos de São Gonçalo no Guia do IAB para a Agenda 2030

Compartilhe isso:


Publicado em:  25/10/2024

Restaurante do Povo e Parque RJ cumprem Objetivos da ONU

Acontece nesta sexta-feira (25), às 18h30, o lançamento do 4° Guia do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para a Agenda 2030, que tem entre os selecionados os projetos do Restaurante do Povo de São Gonçalo e do Parque RJ São Gonçalo, elaborados pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo. 

O objetivo do guia é apresentar projetos arquitetônicos e planos urbanísticos elaborados por profissionais de todo o país que colaboram e interagem com cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Restaurante do Povo foi enquadrado na ODS 1 (Erradicação da Pobreza) e o Parque RJ São Gonçalo na ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima).

A seleção de projetos foi feita por uma equipe de arquitetos e urbanistas formada por membros e convidados do IAB, cuja iniciativa é fortalecer ações inovadoras no setor de arquitetura e urbanismo que podem transformar a gestão pública e os espaços públicos, além de disseminar boas práticas e reconhecer o esforço dos municípios nos avanços da Agenda 2030. Foram selecionados projetos de todo o país. As iniciativas serão publicadas no guia e integrarão o repositório de iniciativas.

O Restaurante do Povo é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo – que elaborou o projeto  de implantação do Restaurante do Povo na cidade através da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) – com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Mais de um milhão de refeições foram servidas na unidade. 

Já com obras em andamento, o Parque RJ São Gonçalo será um complexo com áreas poliesportivas, academias para jovens e idosos, parque infantil, skate park, cascata e praça de eventos. O projeto tem um investimento de mais de R$ 40 milhões e vai atender uma das carências do município, que é a insuficiência de áreas verdes e de lazer. O projeto foi elaborado pela Semgipe e está sendo executado pela Secretaria de Estado das Cidades.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content