Início > Educação > Projeto Saúde na Escola segue com prevenção e conhecimento

Projeto Saúde na Escola segue com prevenção e conhecimento

Publicado em:  17/08/2021

Alunos da rede municipal de São Gonçalo recebem orientação sobre covid-19

O Projeto Saúde na Escola (PSE) segue com ações no município. Nesta terça-feira (17), foi a vez do Colégio Municipal Presidente Castello Branco, em Boaçu, com atividades que incluíram prevenção à covid-19, promoção da alimentação saudável, prevenção da obesidade infantil, promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos, dependência química e saúde sexual e reprodutiva.

O colégio atende 1600 alunos, desde os 6 anos até a idade adulta,nas modalidades de ensino Fundamental e EJA. Todas as turmas participaram da ação, que contou com palestras para os jovens e apresentação de fantoches para crianças, para dinamizar o aprendizado.

De acordo com a diretora, Gisele Ribas, o PSE contribui para a formação integral dos estudantes, tendo em vista as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento dos alunos.

“Nunca se falou tanto em saúde, a prevenção se faz cada vez mais urgente e abordar esse tema na escola é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade em geral, para conscientizar sobre a necessidade de uma vida saudável. Acreditamos na força dessa parceria em prol da saúde dos nossos alunos”, ressalta a diretora Gisele Ribas.

Segundo a coordenadora do PSE, Mônica Marques, existe o desafio de conscientizar a turma de jovens e adultos, trazendo uma linguagem que promova o interesse dos alunos.

“É necessário estimular os jovens a participarem das atividades propostas e entenderem a relevância de cada tema desenvolvido para a vida em sociedade. Promovendo mudanças de pensamentos, atitudes e gerando comportamentos diferentes diante da própria história de vida”, conta Mônica Marques.

As 13 ações do PSE são:

1 – Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

2 – Promoção das práticas corporais, de atividade física e do lazer nas escolas.

3 – Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

4 – Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos.

5 – Prevenção das violências e dos acidentes.

6 – Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação.

7 – Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor.

8 – Verificação da situação vacinal.

9 – Promoção de segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil.

10 – Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

11 – Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS.

12 – Promoção de saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

13 – Ação de prevenção à Covid-19.