Início > Educação > Projeto Progridem realiza oficina de abertura

Projeto Progridem realiza oficina de abertura

Publicado em:  17/06/2019

O Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, em Laranjal, recebeu no último sábado (15) estudantes, pais, professores e coordenadores para a realização da Oficina de Abertura do Projeto Progridem – Centro de Ciências, Tecnologia e Inovação para alunos com Altas Habilidades (AH) e Superdotação (SD) da Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo. A programação começou com o atendimento aos pais para preenchimento das fichas de autorização das crianças que vão participar do projeto. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, Evanildo Barreto, também esteve presente.

O trabalho tem o objetivo de identificar alunos com AH/SD na Rede Pública Municipal de Ensino, possibilitando-lhes espaço de aprendizagem inovador na perspectiva STEAM – Science, Tchenology, Engeniarie, Arts and Math (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Todas as crianças que participaram no sábado das oficinas já estão identificadas com Altas Habilidades/Superdotação.

Durante o evento, foram realizadas oficinas de lançamento de foguete e Introdutória de Robótica, com o professor Maurício; Oficina de Construção de brinquedos com material alternativo, com a professora Kelly Serejo; Oficina de construção de cartões com circuito elétrico, com a professora Bruna; Jogo da memória de sinônimos e Livro sem palavras, com a professora Adriana; Introdução à Robótica e Computação desplugada para introduzir o conceito de algoritmo, com o professor Anderson; e construção de disco e misturador de cores, com a professora Jacqueline. A professora Cristina Delou ficou responsável pela oficina com os pais de Orientação e Esclarecimento.

O projeto é original da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. É um convênio com o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação e conta com a parceria da Universidade Federal Fluminense (UFF) através da Professora Doutora Cristina Delou e sua equipe de pesquisa em AH/SD. Serão montados dois espaços: na Escola Municipal Estephânia de Carvalho e na Escola Municipal Ernani Faria.

A iniciativa é da professora e mestra Ericka Cunha, que escreveu e aprovou o projeto em 2013 e, desde então, vem buscando dar início ao trabalho. Agora, o projeto está se tornando realidade graças ao apoio do prefeito José Luiz Nanci e dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evanildo Barreto, e de Educação, Marcelo Azeredo. A meta é atender 150 crianças em cada Centro, além da aquisição de um ônibus que levará o projeto aos bairros de difícil acesso.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Lucas Alvarenga