Início > Educação > Projeto Novos Leitores em escola de São Gonçalo

Projeto Novos Leitores em escola de São Gonçalo

Publicado em:  13/12/2022

Mãe de autor de livros infantis prestigia iniciativa de educadores

A poucos metros da Escola Municipal Professor Evadyr Molina, em Venda da Cruz, uma mina de ouro literária. Com mais de cinco livros escritos durante a vida, a obra do autor gonçalense Leandro Sayão Fernandes, morador do bairro, foi escolhida para ser trabalhada no projeto Novos Leitores, que acontece de forma voluntária na escola. Com o objetivo de aproximar o autor e os alunos, nesta segunda-feira (12), o projeto convidou sua mãe, Leda, para contar a história da vida do escritor, que possuía epilepsia e faleceu aos 36 anos.

Os livros infantis estavam no acervo da unidade e chamaram a atenção do idealizador do projeto, Renato Barbosa, pela linguagem e pela temática de meio ambiente. Ao descobrir a história do autor, ele teve a ideia de convidar sua mãe para estreitar os laços do escritor com os alunos. A biblioteca da unidade, que está sendo construída, levará o nome de Leandro.

“Nós trabalhamos o livro ‘O Índio Topachi’ este ano e foi muito interessante por conta da temática, as crianças adoraram. É muito importante trabalhar autores gonçalenses porque é um incentivo para o aluno, para que ele se reconheça e se identifique com eles. Todos podem se tornar escritores, e trazer esses autores que estão próximos a nós só motiva ainda mais”, contou o idealizador.

Emocionada com a homenagem, Leda decidiu doar para a escola mil exemplares de autoria do filho, para que o legado dele permaneça vivo nos alunos. Ela conta que Leandro escrevia os livros e sua irmã, Sara Beatriz, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), fazia as ilustrações.

“Ver as crianças todas interessadas me deixa muito feliz. Eu não sabia que a escola havia escolhido colocar o nome do meu filho na biblioteca e foi uma surpresa, estou muito contente, lamento ele não estar vivo para ver, seria maravilhoso. É uma linda homenagem, estou emocionada”, disse a mãe.

Projeto Novos Leitores – Com o objetivo de estimular a leitura desde a infância, um grupo de professores voluntários, que atuam como mediadores, criou o projeto ‘Novos Leitores’, que acontece desde agosto deste ano nas escolas municipais Professor Evadyr Molina e Joaquim Lavoura. A ideia do grupo é promover o desenvolvimento do vocabulário, despertar o prazer da leitura, estimulando o potencial cognitivo e criativo do aluno, possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação, estimular produções escritas, entre outros benefícios.

Foto: Fabio Guimarães