Início > Educação > Projeto garante vagas de jovem aprendiz para estudantes

Projeto garante vagas de jovem aprendiz para estudantes

Publicado em:  23/08/2017

Mais quatro jovens da rede municipal de ensino foram inseridos, nesta semana, no Programa Jovem Aprendiz. Eles iniciaram curso de administração no Sest/Senat, em Tribobó, onde passarão por seis meses de aula teórica e depois serão encaminhados para a empresa de viação Mauá. Eles se juntam a outros sete estudantes que já estão no programa desde junho. A iniciativa teve início a partir do projeto Aula Passeio, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Transportes.

A intenção é abrir possibilidade para que os adolescentes realizem cursos profissionalizantes e sejam inseridos no mercado de trabalho. O programa tem duração de um ano e os estudantes recebem bolsa de R$ 468,50, além de auxílio transporte e R$ 200,00 para ajuda de alimentação. Todas as despesas são custeadas pela Mauá.

O subsecretário de Trânsito, Thiago de Araújo (Thiago da Marmoraria), explica que o projeto Aula Passeio atende dez escolas anualmente. Cada unidade de ensino indicou dois alunos, com base em testes acadêmicos, para participar do Jovem Aprendiz, totalizando 20 adolescentes. Após o processo seletivo, 11 destes estudantes foram escolhidos (mais de 50%).

“O curso é de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. Após os seis meses de aulas teóricas, os jovens são encaminhados para empresa Mauá para mais seis meses de parte prática. Durante todo este tempo eles recebem bolsa, além dos outros benefícios. Nosso objetivo é trabalhar essa parte social e criar oportunidades para estes estudantes”, ressaltou.

Aula Passeio

O projeto, organizado pelo Departamento de Educação para o Trânsito, consiste em levar mensalmente grupos de alunos da rede municipal de ensino para visitas à garagem de empresas de ônibus, com o intuito de conhecer as instalações, identificar os diferentes profissionais que lá atuam, observar o espaço interno dos ônibus, aprender que existe manutenção periódica, além de proporcionar ao grupo de estudantes informações sobre o Programa Jovem Aprendiz.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira