Início > Cultura e Turismo > Projeto Encenações apresenta: “Uma Véspera de Reis”

Projeto Encenações apresenta: “Uma Véspera de Reis”

Compartilhe isso:


Publicado em:  22/08/2017

Uma festa popular da cultura brasileira. As comemorações do Dia de Reis serve como pano de fundo para a peça de Artur Azevedo: “Uma Véspera de Reis”. Com direção de Carol Araujo, a leitura dramatizada do espetáculo será conduzida pela Companhia Resenha Teatral, nesta quarta-feira (23/08), às 19h, no auditório do Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), no bairro Estrela do Norte. A apresentação faz parte do projeto “Encenações”, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo e Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG). A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Um clássico do teatro nacional, “Uma Véspera de Reis” foi escrita em 1876 e se passa na cidade de Salvador, na Bahia. O texto retrata temas como o matrimônio e o papel da mulher na família. Para além disso, o espetáculo aborda assuntos do cotidiano como o progresso da cidade, a vida boêmia estudantil, as fofocas da vizinhança e os costumes populares da época.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, a proposta é levar clássicos do teatro ao público de São Gonçalo e trabalhar na formação de plateias. O projeto visa realizar ensaios abertos, leituras dramatizadas e performances artísticas.

“É um projeto para os grupos teatrais se apresentarem dentro dos aparelhos culturais, que são espaços do artista. E, especialmente, para que os gonçalenses conheçam os grupos de teatro locais e clássicos do teatro, concretizando assim um de nossos objetivos: a formação de público”, ressaltou o secretário.

“São Gonçalo tem um cenário para revelar bons atores, mas falta estímulo e existe uma necessidade de espaços culturais que promovam o teatro. A atual gestão entende que há muita produção no município e nossa ideia é estimular a continuidade do segmento e a reflexão do teatro gonçalense voltado para esta geração de artistas”, salienta o prefeito José Luiz Nanci.

ARTUR AZEVEDO

Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo nasceu em São Luís, Maranhão, no ano de 1855. Foi dramaturgo, poeta, contista e jornalista. Ao lado de seu irmão, o escritor Aluísio Azevedo, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Escreveu milhares de artigos e teve mais de cem peças encenadas no Brasil e em Portugal. Suas peças mais conhecidas são: A joia, A Capital Federal, A Almanjarra, O Mambembe e Uma Véspera de Reis.

Serviço

Encenações “Uma Véspera de Reis”
Data: quarta-feira (23/08).
Horário: às 19h.
Local: Centro Cultural Joaquim Lavoura (Av. Pres. Kennedy, 721 – Estrela do Norte – Ao lado do Sesc-SG).
Valor: gratuito.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: SMTC

Notícias relacionadas

Skip to content